Por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Associação dos Moradores da Comunidade do Ipaneminha, a Prefeitura de Ipatinga realiza no próximo domingo (24) a 76ª Festa de Nossa Senhora do Rosário.

Muito tradicional no município, a festa contará com várias atrações culturais que resgatam o folclore regional em dois patrimônios tombados da cidade: a Igreja Católica São Vicente de Paulo e o Clube Dançante Nossa Senhora do Rosário.

No início das atividades, às 8h, será servido um café comunitário. Às 10h acontece o hasteamento de bandeiras, seguindo-se a dança da Trança de Fitas, apresentada pelo Congado do Ipaneminha. Às 12h será servido um almoço para toda a comunidade e visitantes. Às 15h será celebrada missa, precedendo a troca de coroas entre os festeiros.

O Congado do Ipaneminha é um dos mais antigos grupos folclóricos do Estado. Foi fundado por José Gonçalves e, segundo a tradição folclórica religiosa, em sua origem era formado exclusivamente por homens negros com objetivo de pagar promessas aos santos católicos.

Tanto o congado como sua sede, o atual museu, assim como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, construída em 1954 pelos próprios congadeiros, são tombados como patrimônio histórico e cultural do município desde 1996.

Fonte: PMI

próximo artigoGilmarzinho é o segundo vereador cassado por má conduta pela Câmara de Ipatinga
Artigo seguinteMais dois muros de arrimo são construídos no bairro Iguaçu, em Ipatinga

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here