Controle de Zoonoses de Ipatinga divulga resultado do censo animal 

A Prefeitura de Ipatinga, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, divulgou nesta segunda-feira (7) o resultado final do último Censo Canino e Felino realizado no município. A contagem detectou um total de 28.309 animais, fora aqueles de rua. Segundo os números apurados, Ipatinga possui atualmente, em seus domicílios, 17.857 cães e 5.226 gatos.

O censo foi realizado pelas equipes do CCZ em todos os bairros de Ipatinga, entre os meses de maio e outubro, com acompanhamento e supervisão de um veterinário.

“Com esses dados em mãos, melhoram as condições de planejamento de campanhas preventivas e de vacinação, como é o caso da antirrábica, periodicamente promovida pelo Ministério da Saúde”, comentou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Laressa Almeida.

Laressa explica ainda que o censo dos animais tem como objetivo o controle das zoonoses, evitar e conter a transmissão da raiva e da leishmaniose, além incentivar a posse responsável dos animais através da localização dos donos, o que deve contribuir com o trabalho do CCZ.

“Neste ano de 2022, o Censo foi realizado presencialmente pelos ACE’s – Agentes de Combate às Endemias. Contudo, para os próximos anos, os tutores ou responsáveis pelos animais poderão realizar o cadastro e contribuir com a atualização do número de animais através de link que será disponibilizado na página oficial da Prefeitura de Ipatinga”, informou a diretora.

próximo artigoMais de 400 servidores da Educação participam de encontro cultural em Santana do Paraíso
Artigo seguintePrefeitura de Ipatinga adquire 155 novas cadeiras de acompanhante para o HMEM