O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou nesta quinta-feira (15) ter transferido R$ 800 mil para um banco dos Estados Unidos antes de viajar com a família ao país no fim de dezembro de 2022 e evitar a passagem de faixa para Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Enviei, sim, da minha poupança do Banco do Brasil para o BB América. Ou seja, o dinheiro continuou em um banco brasileiro. Dizia a nossa querida Polícia Federal que o último país do mundo que um golpista e ditador enviaria recursos seria os Estados Unidos, porque é um país democrático e que respeita tratados. E esses recursos seriam imediatamente bloqueados. Além disso, em 2023, os brasileiros enviaram para fora do país dois bilhões e 100 milhões de dólares. Isso não é crime. E por que eles fizeram isso? Porque, assim como eu, tinham dúvidas sobre a política e economia do atual mandatário de esquerda”.

Segundo investigação da Polícia Federal (PF), o objetivo da transferência seria manter em solo americano enquanto uma tentativa de golpe de Estado se desdobrava no Brasil e, se necessário, se instalar no exterior para se precaver de um inquérito pela conspiração de ruptura do Estado democrático de direito.

As informações constam em um documento da PF publicado pela revista Veja nesta quarta-feira (14). A quebra de sigilo bancário do então presidente demonstra que, prestes a encerrar o mandato, Bolsonaro teria feito uma operação de câmbio de R$ 800 mil em 27 de dezembro de 2022. O dinheiro teria sido transferido para um banco com sede nos Estados Unidos onde o ex-presidente tem conta.

“Evidencia-se que o então presidente Jair Bolsonaro, ao final do mandato, transferiu para os Estados Unidos todos os seus bens e recursos financeiros, ilícitos e lícitos, com a finalidade de assegurar sua permanência do exterior, possivelmente, aguardando o desfecho da tentativa de Golpe de Estado que estava em andamento”, afirma o documento da PF.

próximo artigoMunicípio de Timóteo e Sebrae assinam convênio para programa de Atração de Investimentos
Artigo seguinteSTF intima Zema a esclarecer fim da exigência de vacinas para alunos em Minas

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here