O Município de Timóteo foi escolhido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Minas Gerais para o desenvolvimento do programa de Atração de Investimentos. Timóteo é a primeira cidade a formalizar o convênio com o Sebrae e será a base do projeto piloto do Sebrae no Estado de Minas Gerais.

O programa inclui diagnóstico das potencialidades, infraestrutura, logística, legislação adequada entre outros requisitos com o foco na gestão municipal, desburocratização e definição de uma estrutura com fluxo de processos. A iniciativa prevê a implantação em cinco etapas com preparação, prospecção, negociação, implantação e operacionalização. O prazo para a implementação do projeto é de oito meses.

Na última semana o prefeito Douglas Willkys, ao lado do vice-prefeito José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa, e membros da equipe técnica da Prefeitura se reuniram com representantes do Sebrae dentre os quais o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Serviços Financeiros Rogério Corgosinho, do gerente da regional Rio Doce e Vale do Aço Fabrício César Fernandes, do analista Alessandro Lima, entre outros.

O prefeito Douglas lembrou que a sua gestão possui um histórico de parcerias com o Sebrae o que tem contribuído para o desenvolvimento da cidade. Ele destacou a Sala Mineira do Empreendedor que funciona no Paço Municipal; o convênio para educação empreendedora nas salas de aula da rede municipal de ensino; e o suporte na capacitação sobre a nova lei de compras públicas por meio de pregão eletrônico.

O programa de atração de investimentos vai ao encontro da política da atual gestão do Município de desenvolver projetos socioeconômicos transformando o ambiente mais atrativos para novos negócios e incentivando também a expansão dos atuais já instalados no município. Antes da atual gestão tomar posse não existia uma Secretaria voltada para o Desenvolvimento Econômico. A pasta foi criada no atual mandato e inclui também Turismo e Agricultura.

O Sebrae colocará à disposição um consultor que irá trabalhar com uma equipe multiprofissional da Prefeitura de Timóteo e cujo trabalho estará focado na estruturação de alguns marcos legais da cidade como o código de obras, código de saúde, código tributário, plano diretor, etc, facilitando e simplificando a legislação na emissão de alvarás como forma de atrair investimentos com geração de emprego e renda, hoje uma das principais demandas do município.

 

próximo artigoPrograma Humanizar retomou atividades nesta semana
Artigo seguinteBolsonaro confirma que enviou dinheiro aos EUA por ‘dúvida’ da política de Lula

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here