A vacina quadrivalente previne contra os quatro tipos do papilomavírus humano mais comuns no Brasil e evita o aparecimento de diversos tipos de câncer. Estima-se que essa vacina salve a vida de mais de 20 mil mulheres por ano.

A aplicação acontece por meio de injeção e a imunização contra o HPV está disponível pelo SUS em duas doses para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Além do câncer, essa vacina previne lesões genitais pré-cancerosas de colo do útero, vulva, vagina e câncer do colo do útero em mulheres, verrugas genitais em mulheres e homens.

O Ministério da Saúde recomenda a vacinação contra todas as doenças imunopreveniveis. Isso porque as vacinas atuam no sistema imunológico criando anticorpos e protegendo a saúde. Todas as vacinas são recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), consideradas importantes para a prevenção e controle de doenças que podem ser evitadas com a vacinação.

As vacinas que fazem parte da Campanha Nacional de Multivacinação são: hepatite A e B, penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), febre amarela, tríplice viral, hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes indicados na caderneta são oferecidos de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Agência Brasil

próximo artigoAlunos apoiados pela Prefeitura de Ipatinga recebem certificados de Curso de Aprendizagem da EPTOM
Artigo seguinteShopping Vale do Aço recebe exposição Natureza Gigante neste mês de setembro

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here