A iniciativa é uma ação integrada do governo municipal e do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento de Arboviroses, com a participação das secretarias

A Prefeitura de Timóteo, por Meio da Secretaria de Saúde, desenvolveu nesta quinta-feira (28) mais um mutirão contra as combate às arboviroses, que são as doenças causadas pelos vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

A ação foi realizada no bairro Novo Tempo, na Regional Sudoeste. Essa foi a terceira mobilização de grande porte realizada somente neste ano. Anteriormente foram feitos mutirões no bairro Macuco e no Ana Rita. Além de secretários municipais, a ação contou com a presença do prefeito Douglas Willkys e do vice-prefeito José Vespasiano Cassemiro, professor Vespa.

A iniciativa é uma ação integrada do governo municipal e do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento de Arboviroses, com a participação das secretarias e integrantes do comitê. Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, o trabalho de enfrentamento inclui atividades como mutirões, campanhas educativas, ações de bloqueio e busca ativa.

As equipes visitaram as residências orientando os moradores, distribuindo material informativo, identificando e eliminando focos do mosquito Aedes aegypti, além de coletar inservíveis e recolher entulho. O mutirão tem o objetivo também de conscientizar a população destinando 10 minutos semanais para vistoriar o interior dos domicílios e assim evitar uma epidemia na cidade.

Segundo levantamento realizado pela Secretaria de Saúde, 90% dos focos foram identificados no interior das residências. No bairro Novo Tempo, o índice foi de 4,17%. Timóteo registrou 93 casos de arboviroses de janeiro de 2019 até o início desta semana: 74 notificações de dengue, 16 de chikungunya e 3 de zika vírus.

O secretário municipal de Saúde, Eduardo Morais, destacou a importância dessa ação pontual envolvendo servidores da Vigilância Epidemiológica, Sanitária, de Combate a Endemia, da Secretaria da Educação e de Obras, visando prevenir um surto ou até mesmo uma epidemia. Ele disse que o Estado de Minas Gerais registrou um aumento de mais de 200% de proliferação relacionada às arboviroses.

“Em Timóteo nós estamos avançando nas ações de prevenção. A melhor forma de prevenir doenças, surtos e epidemias é por meio da conscientização e de ações pontuais. Nós fizemos um levantamento na qual a maioria dos focos foi constatada no interior dos domicílios”, citou Eduardo. Ele citou que o Município buscou parcerias com escolas, PM, Bombeiros, igrejas e demais instituições para enfrentar o problema, uma vez que a dengue pode ser fatal.

Fonte: PMT

próximo artigoSecretaria de Assistência Social faz alerta a beneficiários do Bolsa Família
Artigo seguinteNovos Agentes de Trânsito de Ipatinga devem estar nas ruas em meados de abril

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here