A ação é coordenada pela Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente (Foto: divulgação/ PMT)

O Seminário de Resíduos Sólidos de Timóteo discutiu, na terça-feira (24), na Casa Ambiental, no bairro Primavera, a ampliação da coleta seletiva e as etapas a serem concluídas para a concretização desse processo. O evento integra as atividades comemorativas do Dia da Árvore, ação coordenada pela Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente.

A analista Josiana Gonçalves Souza, engenheira ambiental do Instituto de Gestão de Políticas Sociais (GESOIS), apresentou as metas do município para ampliar a coleta seletiva. Ela sugeriu o estabelecimento de parcerias com o comércio que possui maior volume de materiais recicláveis e avaliou junto com os participantes as dificuldades enfrentadas na execução do Plano Integrado de Educação Ambiental até o momento. Entre os pontos negativos identificados na cidade, estão a falta de um ponto de entrega de resíduos volumosos como sofás velhos, geladeiras, fogões e resíduos da construção civil. A Prefeitura construiu três Pontos de Entrega Voluntária (PEV), já existem mobiliários para os mesmos, mas o funcionamento depende ainda da interligação das redes de água e esgoto. 

Um dos maiores entraves encontrados pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Timóteo (ASCATI) é o descarte de lixo orgânico misturado com material reciclável pela população. “Reciclar é um hábito, mas nem todos compreendem a importância de separar o lixo”, desabafa Elizabeth Clodoardo Costa Teixeira, presidente da ASCATI. Ela contou que a entidade recicla em média 17 toneladas de inservíveis por mês. “São 17 toneladas que deixam de ir para a natureza”, completou Elizabeth.

Timóteo foi um dos 15 municípios mineiros contemplados com o apoio técnico da GESOIS na ampliação do Programa de Coleta Seletiva, desde 2014. A coleta seletiva é feita pela Ascati em parceria com a Prefeitura, atendendo parcialmente 13 bairros.

próximo artigoProfissionais da UPA de Ipatinga são capacitados sobre infecção generalizada
Artigo seguinteCidade mineira registra aumento no número de casos confirmados de dengue

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here