As ações abrangerão a construção de fossas sépticas, barraginhas e proteção de nascentes

Os membros da União Gestora de Projetos (UGP) do Programa Rio Vivo participaram de encontro para apresentação das tecnologias a serem aplicadas nas propriedades rurais participantes. Ao todo, 81 proprietários rurais aderiram ao programa desenvolvido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Piracicaba para a melhoria dos rios, nascentes e demais cursos d´água.

Realizado nesta quarta-feira (30) na Casa Ambiental, localizada no bairro Primavera, o encontro foi conduzido pela equipe da Funec (Fundação Educacional de Caratinga), entidade responsável pelo levantamento de campo e pelo projeto executivo. De acordo com o engenheiro da Funec, Rodrigo Batalha Carvalho, o diagnóstico dos imóveis foi finalizado e o projeto executivo deverá ser concluído em março. O  Instituto BioAtlântica (IBIO-AGBDoce), agência executiva do programa, fará licitação para a contratação da empresa a ser encarregada da execução dos projetos.

Na fase do diagnóstico, foram levantados os pontos de lançamento de esgoto, de erosão/enxurrada e de nascentes. Com base nos dados coletados, foram definidas as intervenções dentro de três programas previstos no Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce.

Na área de saneamento rural, serão instaladas fossas sépticas e clorador para água de consumo. Em relação às atividades geradoras de sedimentos, serão instaladas barraginhas e caixas secas, visando a contenção da erosão. Outra intervenção será de recomposição de Áreas de Preservação Permanente  com o cercamento do perímetro das nascentes dentro de cada imóvel.

Atualmente, os técnicos da Funec estão revisitando os proprietários participantes dos bairros Petrópolis, localidade do Pelonha (Ana Moura) e Limoeiro para apresentação das intervenções propostas para cada propriedade e assinatura do Termo de Anuência. “Os proprietários terão a opção de selecionar quais tecnologias serão empregadas em seus imóveis”, expõe o engenheiro.  Até o momento, 25 proprietários assinaram o Termo de Anuência.

Fonte: PMT

próximo artigoFIEMG lança cartilha de Obrigações Legais Ambientais 2019
Artigo seguinteArtesãs expõem trabalhos na Estação Memória

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here