O muro na rua Tupis já recebeu a segunda camada de concreto

Empenhada na prevenção contra desabamentos, em razão dos grandes volumes de chuva esperados para esta época do ano, a Administração municipal continua executando de forma acelerada as obras de muros de arrimo previstas dentro do programa ‘Nova Ipatinga’. Apesar do tempo instável, os serviços já iniciados em pontos críticos da cidade evoluem num ritmo acima das expectativas e, nesta terça-feira (26), mais uma frente foi aberta, desta vez no bairro Iguaçu. São 170 muros de arrimo projetados para locais onde moradores vivem em grande insegurança, há anos, sendo que no momento está sendo executado um pacote inicial de 44 barreiras de proteção.

Acompanhado de residentes, lideranças comunitárias e vereadores da base governista, o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, esteve nesta terça na rua Granito, no bairro Iguaçu, onde um novo muro foi iniciado nas imediações do número 60. “Esse caso aqui – disse o chefe do Executivo no local da obra – é mais um que a comunidade já não acreditava mais que pudesse ser solucionado, tantas foram as promessas não cumpridas. Mesmo com o sucateamento dos municípios de Minas com a retenção dos recursos constitucionais por parte do governo do Estado, o governo segue dando respostas para problemas históricos”.

Dona de um comércio nas imediações, Maria Auxiliadora Luz destaca que a obra era muito aguardada pela comunidade. “São 16 anos de espera. Sempre que chovia mais forte, caía uma parte da rua”, contou.

Na rua Tupis, também no bairro Iguaçu, a obra de contenção iniciada nos últimos dias segue a todo vapor. O local está recebendo a segunda camada de concreto. “Isso é um sonho, está bonito demais. Muitos prefeitos só prometiam, mas não víamos o trabalho sair do papel. Quase não acreditei ao ver os trabalhadores e máquinas aqui”, relatou o frentista e morador da rua desde que nasceu, Vilmar Ribeiro. Ainda de acordo com ele, “todo dia de chuva era o risco disso cair e destruir nossas casas. O fato é que a passagem da rua chegou a praticamente desaparecer. Agora estamos sendo tratados com dignidade”, conclui.

Ainda no bairro Iguaçu, outras duas obras evoluem na rua dos Goitacazes. Já no bairro Vila Militar, homens e máquinas trabalham na construção de outros dois muros de arrimo na rua Árica. A prefeitura também já iniciou os trabalhos na rua Amós, no Canaãzinho.

“Todas as obras estão dentro do cronograma de execução. Estamos atentos ao período de chuvas e trabalhando de forma célere justamente para garantir a esses moradores a tranqüilidade que merecem”, disse o secretário-Adjunto de Obras Públicas, Anderson Lage.

Investimento

Os recursos para execução dos muros de arrimo, provenientes do Finisa – Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento -, foram captados pela atual gestão do município em condições especiais, junto à Caixa Econômica Federal, sendo parte de um total de R$ 73 milhões separados para viabilização do programa municipal ‘Nova Ipatinga’. Ao todo, a prefeitura vai construir 170 muros em toda a cidade e recapear mais de 60 km de asfalto em mais de 100 ruas e avenidas, entre outras ações.

Fonte: PMI

próximo artigoUsiminas abre vagas para aprendizes
Artigo seguinteTimóteo recebe competição oficial organizada pela Federação Mineira de Voleibol
0 0 votes
Classificação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários