Trabalho humanitário mobiliza várias secretarias nesta sexta-feira, no Centro

A Prefeitura Municipal de Ipatinga promove nesta sexta-feira (10) uma ação intensiva voltada para o atendimento a pessoas em situação de rua. O evento “Direito de Todos, Sem Exceção” vai acontecer das 8h às 12h, na rua Pouso Alegre, 34, Centro, em frente ao Centro Pop – Centro de Atenção à População em Situação de Rua, com total envolvimento das secretarias de Assistência Social (SMAS), Segurança e Convivência Cidadã (Sescon) e Saúde (SMS).

A programação inclui emissão de documentos, atualização e conferência do CadÚnico, teste rápido de Covid e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), consultas, medicação e encaminhamento a tratamentos de saúde, corte de cabelo, distribuição de kits de higiene pessoal e banho de chuveiro com apoio dos Vicentinos. Haverá também orientação e encaminhamento a vagas de emprego e a cursos profissionalizantes.

Durante a ação, o Centro Pop se manterá aberto. No local são ofertados: espaço para higiene pessoal, guarda de pertences, ligações telefônicas,  lavanderia e varal para secagem de roupas.  No Centro Pop, as pessoas consideradas migrantes, que desejam seguir viagem para outras localidades, podem solicitar ainda concessão do Auxílio Migrante, conforme a Resolução 016/2021 CMASI.

O secretário adjunto de Assistência Social, Mauro Nunes, ressalta que a iniciativa visa promover cidadania para um grupo social que inúmeras vezes é vítima de abandono e discriminação: “Levaremos assistência, saúde e dignidade a estes cidadãos. O foco é a garantia de políticas públicas, que são direitos de todos”, disse.

Dentre outros serviços, a prefeitura oferta diariamente, em amparo às pessoas em situação de rua, equipes de Abordagem Social (SEAS) e o Consultório na Rua. São instrumentos que buscam ofertar de forma continuada às pessoas em situação de rua serviços e orientações para que vivam com mais dignidade.

O secretário de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), coronel Warley Silva, reforça ainda que o trabalho conjunto das secretarias é essencial para promover tratativas. “Estamos unidos pelo bem do cidadão que vive em situação de rua. Estamos olhando para estas pessoas com o olhar de humanidade e carinho, oferecendo estrutura para que esse público tenha acesso a oportunidades de voltar ao convívio social e familiar e ao mercado de trabalho”.

O coronel acentuou ainda que a Sescon realiza desde março deste ano a Patrulha Social. A patrulha atua semanalmente, em todos os pontos da cidade em que pessoas em situação de rua são encontradas, limpando os espaços públicos e recolhendo materiais inservíveis que podem ser descartados, garantindo a higienização e ordem dos locais.

próximo artigoPrefeitura entrega obras de drenagem pluvial no Canaã e dá continuidade à revitalização de sinalização por toda a cidade
Artigo seguinteSíndrome rara obriga pessoa a fazer dieta restritiva. Conheça a SQF

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here