Avaliação do Ministério da Educação tem escala com notas de 1 a 5 

O curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste), foi avaliado pelo Ministério da Educação (MEC) e recebeu nota 4 em excelência – em uma escala de 1 a 5. A nota reforça a capacidade da instituição em formar profissionais qualificados na área, alinhado às tendências do mercado e preparados para os desafios do mundo da Medicina Veterinária. 

A avaliação foi realizada pelo MEC em outubro de 2023 e foram avaliados três critérios fundamentais que baseiam a educação superior de qualidade: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. “Sermos avaliados em 4 (de 5) foi possível graças ao empenho institucional e docente de promover o aprimoramento contínuo no curso de Medicina Veterinária e em todos os cursos”, afirma o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Dr. Renato Travassos Beltrame. 

O Reitor do Unileste, Dr. Genésio Zeferino, explica que para os estudantes da instituição e para os futuros estudantes do curso de Medicina Veterinária, o reconhecimento é uma garantia do comprometimento e dedicação do Centro Universitário em proporcionar uma formação integral, sólida e atualizada. “Receber essa avaliação positiva do MEC é um testemunho claro do nosso esforço coletivo em oferecer uma educação de qualidade, focada no desenvolvimento de profissionais altamente capacitados”, ressalta. 

Entenda mais sobre a avaliação do MEC 

A Comissão Avaliadora do MEC realizou uma análise minuciosa das instalações da Instituição, que abrangeu salas de aula, laboratórios, Clínica Veterinária, Fazenda-Escola, biblioteca, Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) e outros setores acadêmicos e administrativos. Além disso, foram realizadas reuniões com a Reitoria, coordenação do curso, estudantes e outros setores. Também foram explorados aspectos como suporte aos estudantes, acessibilidade, análise de documentos e avaliação qualitativa dos docentes, considerando titulações e publicações.  

Com a reunião de todas as informações pertinentes, a Comissão Avaliadora designada pelo Ministério da Educação elaborou o conceito do curso e atribuiu a formação de bacharelado em Medicina Veterinária do Unileste, na escala de 1 a 5, a nota 4 em excelência. 

Sobre o curso 

Implantado em 2018, o curso de Medicina Veterinária do Unileste formou a primeira turma da graduação – e primeira turma de Médicos Veterinários formados em uma instituição de ensino superior da Região Metropolitana do Vale do Aço – no final de 2022. 

A graduação envolve o estudante na aprendizagem e na atuação em saúde animal, promovendo uma formação generalista e humanista, articulando teoria e prática, e preparando o futuro médico veterinário para compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, visando a sustentabilidade econômica, socioambiental e o bem-estar animal. 

Além disso, a formação proporciona vivências práticas com atendimento clínico e cirúrgico através serviços especializados fornecidos à comunidade carente da Região Metropolitana do Vale do Aço. A infraestrutura acadêmica conta com Clínica Veterinária, Fazenda-Escola com sistema Free Stall (baseado em importantes conceitos de conforto animal, bem-estar e sustentabilidade), Clínica de Animais Silvestres e laboratórios com estrutura de ponta para a formação profissional. 

próximo artigoTeste que detecta streptococcus em 15 minutos é adquirido para São João del-Rei
Artigo seguinteApós MP pedir condenação, TSE retoma julgamento de Bolsonaro por 7 de Setembro

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here