Administração municipal reúne artistas, gestores e produtores para trocas de experiências e articulações

Com o objetivo de fortalecer o setor cultural de Ipatinga e a sustentabilidade das cadeias produtivas da região, a administração municipal inicia nesta segunda-feira (8), na Biblioteca Pública Zumbi dos Palmares, no Centro, a abertura do Fórum Setorial de Cultura 2024. Serão realizadas sete plenárias temáticas e relevantes, cuja programação se estende até o dia 16 de abril. No transcurso do evento acontecerá também a eleição dos membros da sociedade civil para a composição do Conselho Municipal de Cultura, gestão 2024/2026.

“Como dever constitucional, a Prefeitura de Ipatinga cumpre seu papel de contribuir e assegurar o desenvolvimento da cultura, da cidadania e da participação da sociedade na discussão das políticas públicas e de fomento do setor. Já a eleição do Conselho é o instrumento legítimo pelo qual o segmento é ouvido, representado e valorizado”, destaca o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlão Oliveira.

Podem participar das plenárias artistas, gestores, produtores e representantes de entidades ligadas à cultura, bem como pessoas interessadas na pauta. O Fórum Setorial é uma oportunidade valiosa para troca de experiências e de articulações. “É um espaço de acolhimento e união entre todos. O governo municipal se propõe a garantir a aplicação das diretrizes definidas durante o fórum. É assim que a gente trabalha, ouvindo a sociedade e aplicando, de forma justa e ágil, todos os recursos”, destaca o diretor do Departamento de Cultura, Wanderson Leandro da Silva Madeira.

Temas
O tema da primeira plenária, confirmada para esta segunda-feira (8), a partir das 18h, na Biblioteca Pública Municipal (rua Mariana, 119, Centro), é sobre audiovisuais. No dia seguinte, 9 de abril, às 18h, na sede do Museu Vivo (rua Água Potável, 398 A, bairro das Fontes), o debate será com os grupos mantenedores de festas tradicionais, entidades, instituições, associações, cooperativas e clubes.

A terceira plenária do Fórum Setorial da Cultura está confirmada para o dia 10 de abril (quarta-feira), às 18h, também na Biblioteca Municipal. O público envolvido são músicos, produtores culturais, empreendedores e entidades de caráter multicultural, difusão, produção e fomento.

No dia 11 (quinta-feira), o tema do fórum é sobre teatro e circo. A plenária será às 18h, na Biblioteca Pública (rua Mariana, 119, Centro). A discussão sobre literatura será no dia 12 de abril (sexta-feira), às 18h, também na Biblioteca.

O fórum recomeça no dia 15 de abril (segunda-feira), com a plenária sobre dança, prevista para a sede da Híbridus (av. 28 de Abril, 621, Centro). Quem trabalha com artesanato e artes visuais (artes plásticas, artes gráficas, fotografia, mídias virtuais e rádio) vai se reunir no dia 16 de abril (terça-feira), às 18h, na sede da Casa do Artesão – Matizes (av. Macapá, 6, bairro Veneza).
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3829-8059 ou 3829-8060.

Programação do Fórum Setorial de Cultura

Temas: Audiovisuais
Data: 8/04/2024 – Horário: 18h
Local: Biblioteca Pública Municipal
Rua Mariana, 119 – Centro

Temas: Grupos mantenedores de festas tradicionais / entidades, instituições, associações, cooperativas e clubes
Data: 9/04/2024 – Horário: 18h
Local: Sede Museu Vivo
Rua Água Potável, 398 A – bairro das Fontes

Temas: Música / produtores culturais, empreendedores e entidades de caráter multicultural, difusão, produção e fomento
Data: 10/04/2024 – Horário: 18h
Local: Biblioteca Pública Municipal
Rua Mariana, 119 – Centro

Tema: Teatro e circo
Data: 11/04/2024 – Horário: 18h
Local: Biblioteca Pública
Rua Mariana, 119 – Centro

Tema: Literatura
Data: 12/04/2024 – Horário: 18h
Local: Biblioteca Pública Municipal
Rua Mariana, 119 – Centro

Tema: Dança
Data: 15/04/2024 – Horário: 18h
Local: Híbridus Dança
Avenida 28 de Abril, 621 – Centro

Tema: Artesanato e artes visuais
Data: 16/04/2024 – Horário: 18h
Local: Casa do Artesão (Matizes)
Avenida Macapá, 6 – Veneza

 

próximo artigoMembro de ONG morto por Israel receava ir a Gaza: ‘filho crescerá sem pai’
Artigo seguintePrefeitura realiza ação emergencial de desobstrução de ramal de rede pluvial no bairro Cidade Nobre

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here