Mais de 5.500 estudantes vão ser assistidos pelo
município em 2019, cumprindo 1.600 horas de aulas
durante o ano


Para melhor acolher os milhares de alunos que farão parte da
Escola de Tempo Integral em 2019, no município, e garantir um
ensino de qualidade aos estudantes, a Prefeitura de Ipatinga, por
meio da Secretaria de Educação, decidiu retardar por alguns dias a
data de início das aulas, anteriormente prevista para 18 de março.
Os educandários receberão os estudantes a partir do início de abril.


Segundo a secretária de Educação, Eva Sônia, a ampliação da
jornada escolar assegura aos alunos a oportunidade de
participarem de atividades artísticas, esportivas e culturais,
significando desenvolvimento do protagonismo juvenil. E para que a
estratégia seja eficiente se faz necessário um quadro completo de
funcionários na área.

“Para atender aos mais de 5.500 alunos que fazem parte desta jornada estudantil ampliada, em Ipatinga, se faz necessária uma
melhor organização do início das ações do Tempo Integral.
Precisamos de aproximadamente 70 profissionais e, pensando em
suprir essa demanda, fizemos a convocação de novos servidores
para compor o quadro de funcionários. Contudo, como o processo é
moroso, priorizamos a colocação deste contingente de pessoal em
sala de aula no horário convencional. Agora, convocamos mais
profissionais e em breve eles já estarão aptos’, explicou.
Os novos concursados estarão devidamente regularizados para
trabalhar a partir do dia 26 de março. Eles passarão por uma
formação entre os dias 27 e 29 deste mês, sendo então iniciada a
jornada da Educação Integral no dia 1º de abril.


Investimento
Neste ano, entre os principais avanços na Educação
proporcionados pelo atual governo está a ampliação do número de
alunos para a Escola de Tempo Integral, que funcionará de 7h às

17h. De 1.500 estudantes, o município saltou para mais de 5.500
contemplados nessa modalidade de ensino.
Dentro das atividades extras propostas para a carga horária anual
dos alunos em Tempo Integral estão: esporte em ação, música,
artes cênicas, artes visuais, produção textual, experiências
matemáticas, saúde e nutrição, inteligência emocional, educação
ambiental e empreendedorismo social.
 
“Mesmo em um momento financeiro difícil para o município, em que
a dívida do Governo de Minas com as cidades é gigantesca, a
Educação é uma prioridade nesta gestão. A Escola de Tempo
Integral é um trabalho que traz qualidade para a Educação. O aluno
que tinha 800 horas de aula por ano passará a ter 1.600 horas no
mesmo período. Quando o poder público gera as condições, a
criança aprende e tem domínio sobre qualquer conteúdo,
melhorando a relação ensino-aprendizagem. Por isso não medimos
esforços para quadriplicar o número de estudantes nesta
modalidade”, disse o prefeito Nardyello Rocha.

Fonte: PMI

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