A Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta sexta-feira (12) a aplicação de UBV Veicular, mais conhecido como fumacê. A medida tem o objetivo de intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças dengue, zika vírus, chikungunya.

A ação acontecerá em dois horários, de 5 às 8 horas e de 17 às 20 horas. A rota inicial passará pelos bairros: Industrial, Jardim Vitória, Águas Claras, Cidade Verde, Bom Pastor, Residencial Bethânia, Residencial Paraíso, Centro Paraíso, Veraneio, São José, Chácaras Paraíso, Cidade Nova, Parques Caravelas, Parque Veneza, Chácaras do Vale, Ipaba do Paraíso e distrito Industrial.

“O município tem realizado ações em combate ao mosquito Aedes aegypti, porém, nesse período chuvoso, há o aumento das notificações, o que torna necessário intensificar essas ações com o uso do fumacê. O fumacê ainda não havia sido disponibilizado anteriormente em razão do período chuvoso, pois há interferência na eficácia do produto se aplicado durante a chuva”, destaca Maxwell Júlio Silva, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde de Santana do Paraíso. A substância química não age em todas as formas evolutivas do Aedes Aegypti, ou seja, não é capaz de eliminar larvas, ovos e pupas, e somente atinge e mata o mosquito em sua fase adulta. Portanto, o fumacê não dispensa as ações coletivas de controle do mosquito, como a limpeza dos quintais e calhas, não deixar água parada e receber os agentes de combate a endemias.

próximo artigoSecretaria de Educação de Santana do Paraíso abre Processo Seletivo Simplificado para designação e contratação temporária
Artigo seguinteSolenidade marca a inauguração do sistema de videomonitoramento em Timóteo