Para melhorar a qualidade de vida dos moradores de Belo Oriente e do distrito de São Sebastião de Braúnas, a Copasa assinou, nesta segunda-feira (13/09), a ordem de serviço para o início das obras de ampliação e melhoria dos sistemas de abastecimento de água da sede de Belo Oriente e do distrito de São Sebastião do Braúnas. Com investimento de R$ 3,4 milhões, o empreendimento está previsto para ser concluído em 12 meses e irá beneficiar toda a população residente na sede municipal e no distrito.

            O evento contou com a presença do superintendente da Unidade de Negócio Leste da Copasa, Albino Campos; do prefeito de Belo Oriente, Hamilton Rômulo de Menezes Carvalho; do vereador Cyr Farney Lourenço dos Santos; do gerente da Unidade de Serviços de Expansão Leste, Fabrício Fideles; do gerente regional de Ipatinga, José Augusto Reis; além de outros vereadores, funcionários da Prefeitura e técnicos da Companhia. 

                 Na sede de Belo Oriente, serão implantadas uma nova captação, no córrego do Galo; 5.126 metros de adutoras de água bruta; 3.336 metros de redes de distribuição de água em diversos locais da cidade, objetivando a setorização da malha de abastecimento. Também haverá a substituição de redes de água antigas e a realização de 225 ligações novas prediais de água, além das melhorias na Estação de Tratamento de Água (ETA).

            Já no distrito de São Sebastião de Braúnas, a obras se concentrarão na área da captação e na ETA, com a construção de nova barragem em concreto armado para regularização do nível de água da captação do córrego Braúnas e de nova elevatória de água bruta. Está previsto ainda a ampliação da estação de tratamento de água existente e a reforma da elevatória de água tratada.

            O prefeito de Belo Oriente, Hamilton Rômulo de Menezes Carvalho, destacou a importância das obras para o município. “Estou muito feliz por Belo Oriente e pelo distrito de São Sebastião de Braúnas receberem essas importantes obras. A Prefeitura está aqui para contribuir com o que for necessário. Tomei uma decisão assertiva em repassar a concessão da prestação dos serviços de abastecimento de água da sede e dos três distritos de Belo Oriente para a Copasa em 2017.  É uma das melhores empresas de saneamento do Brasil”, enfatizou.

            Segundo o superintendente da Unidade de Negócio Leste da Copasa, Albino Campos, além de cerca de R$ 5 milhões de investimentos já realizados no município desde 2018, as obras irão melhorar ainda mais a prestação dos serviços da Companhia. “É com muita satisfação que hoje estamos aqui para assinar a ordem de serviço. Ressaltamos que a Copasa faz questão que a empresa ganhadora da licitação contrate a mão-de-obra na cidade, além de comprar materiais na região, para movimentar a economia local. O foco da Copasa é que o cliente esteja na centralidade do nosso negócio, garantindo mais qualidade de vida e saúde para a população e desenvolvimento socioeconômico para Belo Oriente e região”, afirma.

Benefícios das obras de água

            Com a nova captação no córrego do Galo, na sede do município de Belo Oriente, será garantida quantidade de água suficiente para abastecimento em todos os períodos do ano. A setorização da malha e a substituição das redes antigas irão contribuir com a diminuição das manutenções por rompimentos de redes. Essa setorização vai melhorar também a qualidade da prestação dos serviços.

            Outro benefício gerado pelas obras é o incremento da arrecadação do município, que recolherá os Impostos Sobre os Serviços (ISS) prestados pela empresa contratada pela Companhia. Também serão gerados empregos diretos, além da aquisição de materiais e equipamentos e a contratação de serviços indiretos na cidade, o que amplia a receita e movimenta o comércio local.

próximo artigoCSFX conquista medalha de ouro na Olímpiada Nacional em História do Brasil
Artigo seguinteSecretaria Municipal de Saúde abre inscrições para I Fórum de Vigilância em Saúde de Timóteo

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here