Os direitos da pessoa idosa, embora já estabelecidos no Estatuto do Idoso, precisam ser reforçados e relembrados. Pensando em desenvolver ações neste sentindo, a Secretaria de Assistência Social realizou na tarde desta terça-feira (17) uma reunião para alinhar os detalhes relacionados à Campanha de Valorização e Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa “Longevidade com Dignidade”, que será lançada em fevereiro de 2020. O encontro foi realizado na SMAS, e teve como objetivo traçar a programação que será executada durante a Campanha.

As ações propostas visam promover a reflexão e a discussão sobre o idoso e o contexto social, seus desafios e possibilidades de promoção e valorização. O foco é sensibilizar a população sobre a defesa dos direitos humanos dos idosos, por meio de intervenções promovidas em conjunto.

A campanha será desenvolvida pela instituição Casa do Cuidado Humano em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Conselho do Idoso.

Programação

Está previsto dentre as atividades um evento de abertura, seguido de uma caminhada de conscientização no Parque Ipanema. Também farão parte da programação seminários e palestras nas escolas e blitz educativa sobre o tema.

A campanha terá início em fevereiro e tem previsão de término para junho, mês em que se celebra, no dia 15, o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

Participaram da reunião os membros das secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde de Ipatinga, representantes do Conselho Municipal do Idoso e da Casa do Cuidado Humano.

próximo artigoAno letivo encerra nesta quarta em Timóteo
Artigo seguinte60 Km de asfalto do ‘Nova Ipatinga’: começam as obras de recapeamento

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here