Evento reuniu 27 grupos de congado de 23 municípios de Minas e São Paulo (Foto: divulgação/ PMT)

A tradicional Festa do Rosário de Timóteo foi prestigiada por um público de aproximadamente 5 mil pessoas nos dias 27, 28 e 29 de setembro. Em sua 53º edição, o evento cultural e religioso reuniu 27 grupos de congado de 23 municípios de Minas e São Paulo. A Festa de Nossa Senhora do Rosário é realizada da Paróquia São Sebastião, Reis Festeiros João Henrique Assis Aquino e Gabriela Santos, Congado São Sebastião de Timóteo e Instituto Reino do Rosário.

O Congado de São Sebastião de Timóteo e a Guarda de Moçambique do Instituto Reino do Rosário recepcionaram os grupos visitantes. Na sexta-feira passada, houve o encerramento do Tríduo na comunidade Nossa Senhora do Rosário, no bairro Bela Vista, que foi abrilhantada pela presença dos congados do município e da Guarda de Congo de São Domingos do Prata.

(Foto: divulgação/ PMT)

No sábado, a Festa do Rosário teve continuidade com o Levantamento das Bandeiras, show musical com a Orquestra Cantoria da Terra da cidade de Coroaci e apresentação dos Congados, na Praça 29 de Abril, a partir das 19h. A atividade contou com a presença do vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, José Vespasiano Cassemiro.

No domingo, as comemorações iniciaram com fogos de artifício anunciando a Alvorada, às 4h da madrugada, e café de confraternização entre os congadeiros, na Praça Manoel Vitório, às 7h. Na ocasião, o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, deu as boas-vindas aos grupos visitantes, ressaltando a importância do evento na formação da identidade cultural e do sentimento de pertencimento à cidade.

O músico mineiro Maurício Tizumba também participou dos festejos, regendo como capitão a irmandade Os Carolinos, de Belo Horizonte, durante o cortejo das imagens de Nossa Senhora do Rosário, padroeira dos congadeiros, e de São Sebastião, padroeiro de Timóteo, a partir das 9h. Instrumentista, compositor, cantor, ator e empreendedor cultural, com carreira artística estabelecida desde 1973, Tizumba é um artista de grande relevância para a arte afro-brasileira, que traz em seus trabalhos a influência do congado. 

O ponto alto da Festa do Rosário foi a Missa Conga celebrada pelo Padre Josimar Nunes e com a presença dos grupos de congado e de Maurício Tizumba. 

próximo artigoUsiminas abre processo seletivo para estagiários
Artigo seguinteTimóteo fica em segundo lugar em concurso do Estado

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here