Evento reuniu 27 grupos de congado de 23 municípios de Minas e São Paulo (Foto: divulgação/ PMT)

A tradicional Festa do Rosário de Timóteo foi prestigiada por um público de aproximadamente 5 mil pessoas nos dias 27, 28 e 29 de setembro. Em sua 53º edição, o evento cultural e religioso reuniu 27 grupos de congado de 23 municípios de Minas e São Paulo. A Festa de Nossa Senhora do Rosário é realizada da Paróquia São Sebastião, Reis Festeiros João Henrique Assis Aquino e Gabriela Santos, Congado São Sebastião de Timóteo e Instituto Reino do Rosário.

O Congado de São Sebastião de Timóteo e a Guarda de Moçambique do Instituto Reino do Rosário recepcionaram os grupos visitantes. Na sexta-feira passada, houve o encerramento do Tríduo na comunidade Nossa Senhora do Rosário, no bairro Bela Vista, que foi abrilhantada pela presença dos congados do município e da Guarda de Congo de São Domingos do Prata.

(Foto: divulgação/ PMT)

No sábado, a Festa do Rosário teve continuidade com o Levantamento das Bandeiras, show musical com a Orquestra Cantoria da Terra da cidade de Coroaci e apresentação dos Congados, na Praça 29 de Abril, a partir das 19h. A atividade contou com a presença do vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, José Vespasiano Cassemiro.

No domingo, as comemorações iniciaram com fogos de artifício anunciando a Alvorada, às 4h da madrugada, e café de confraternização entre os congadeiros, na Praça Manoel Vitório, às 7h. Na ocasião, o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, deu as boas-vindas aos grupos visitantes, ressaltando a importância do evento na formação da identidade cultural e do sentimento de pertencimento à cidade.

O músico mineiro Maurício Tizumba também participou dos festejos, regendo como capitão a irmandade Os Carolinos, de Belo Horizonte, durante o cortejo das imagens de Nossa Senhora do Rosário, padroeira dos congadeiros, e de São Sebastião, padroeiro de Timóteo, a partir das 9h. Instrumentista, compositor, cantor, ator e empreendedor cultural, com carreira artística estabelecida desde 1973, Tizumba é um artista de grande relevância para a arte afro-brasileira, que traz em seus trabalhos a influência do congado. 

O ponto alto da Festa do Rosário foi a Missa Conga celebrada pelo Padre Josimar Nunes e com a presença dos grupos de congado e de Maurício Tizumba. 

próximo artigoUsiminas abre processo seletivo para estagiários
Artigo seguinteTimóteo fica em segundo lugar em concurso do Estado
0 0 votes
Classificação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários