Primeira unidade de serviços culturais de Ipatinga foi criada pela Lei nº 12, de 9 de maio de 1966

A Biblioteca Pública Municipal Zumbi dos Palmares, no Centro de Ipatinga, completa neste sábado, dia 9 de maio, 54 anos de fundação.Segundo dados da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, a repartição é a primeira unidade de serviços culturais do município, tendo sido criada pela Lei nº12, de 9 de maio de 1966.

Com uma história marcada por crises e desafios, a proposta do governo atual para a Biblioteca é o seu realinhamento e adaptação às novas condições sugeridas pelos tempos pós-modernos, a partir da aprovação do Plano Municipal de Cultura.

Conforme consta no Livro de Tombo, já passaram pela Biblioteca Municipal cerca de 50 mil livros. Obviamente, tendo a unidade 54 anosde
existência, parte deste acervo se deteriorou, outra se tornou obsoleta e, em alguns momentos, uma parcela do patrimônio literário também foi perdida porfalta ou insuficiência de instrumentos de controle.

Atualmente, a Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares é recheada por aproximadamente 35 mil exemplares, cujo cardápio e utilização são controlados por meio de softwareespecífico para este fim. No ano passado, o espaço ganhou também uma área kids. Outra importante opção para os interessados são cursos online gratuitos.

Devido à pandemia do Coronavírus (COVID-19), a unidade, que fica situada na esquina das ruas Mariana e Diamantina, no centro da cidade, está fechada por período indefinido, com a devolução dos livros suspensa temporariamente.Contudo, em forma de homenagem, vários artistas e parceiros gravaram vídeos que serão postados no Instagram da instituição. Em condições normais, o funcionamento se dá de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h.

próximo artigoCâmara de Timóteo tem nova eleição na Mesa Diretora
Artigo seguinteNova vacina contra a meningite já é aplicada nas UBS’s de Ipatinga

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here