A APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Timóteo promoveu a abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla nesta segunda-feira (22) no auditório do Paço Municipal, bairro São José. Este ano, o evento tem como tema “Superar Barreiras para Garantir a Inclusão” e busca incentivar uma reflexão com a população em relação aos direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla para que de fato ela esteja inserida e possa ter uma participação ativa na sociedade.

Na avaliação da presidente da APAE de Timóteo, Vânia Lamas, no campo da legislação, temos leis que beneficiam as pessoas com deficiência, mas , na prática, existem questões que impedem a sua participação efetiva na sociedade. “Este ano, trazemos um elemento a mais para o debate que é a necessidade do rompimento das barreiras atitudinais ( das atitudes) para que as pessoas com deficiência intelectual e múltipla possar ser mais ativas na sociedade, exercendo sua função social, seu direito à cidadania e realizando seus sonhos e construindo sua vida”, argumenta Vânia Lamas, frisando que é fundamental que essas pessoas tenham garantia de qualidade de vida.

Participaram da cerimônia de abertura, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Timóteo, Rosanna Borges, representando o prefeito Douglas Willkys; a gerente de Ensino Sirlaine Castro Araújo, representando a secretária de Educação Márcia Lessa; a vereadora Pastora Sônia Andrade, representando a Câmara Municipal; o representante da Superintendência Regional de Ensino, Wanderson Martins; a representante das mães de pessoas com deficiência, Berenice Souza; o deficiente João Vitor Obigail Neiva; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Diva Martins; e o conselheiro Regional Vale do Aço e do Rio Doce, Antônio Anício.

A presidente da APAE de Timóteo considera que a sociedade está avançando nas questões de atendimento às pessoas deficientes. “Em Timóteo, estamos caminhando, sobretudo, em função do trabalho da APAE, das entidades de defesa dos direitos da pessoa com deficiência, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e também no âmbito das políticas municipais, a exemplo da discussão da revisão do Plano Diretor, que permitiu o debate sobre acessibilidade”, afirma.

Vânia Lamas defende a necessidade de se compreender a lógica do outro, principalmente na deficiência. “É primordial que a gente faça uma escuta qualificada para entender de fato o desejo da pessoa com deficiência e possa construir os caminhos para que ela seja inserida na sociedade com participação ativa efetivamente.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla contará com atividades internas na APAE, sendo na terça (23) passeio num sítio e sexta (26) Discoteca para os alunos. Na quarta (24), haverá um encontro com as mães dos alunos atentidos na clínica. Na quinta-feira (25), haverá o Festival Paralímpico com eventos  voltados para o esporte especializado na Usipa, em Ipatinga, e no Sesi, em Timóteo. Na sexta-feira (26), nas instalações da APAE de Timóteo, haverá um encontro sobre Mercado de Trabalho.

próximo artigoSalas Google for Education proporcionam novo estágio de evolução ao ensino de Ipatinga
Artigo seguinteSantana do Paraíso: Prazo pra castração e microchipagem termina nesta quarta

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here