Moradores de Santana do Paraíso que se inscreveram previamente têm somente até esta quarta-feira (24) para levarem seus animais para serem castrados e microchipados. A ação, que começou no último domingo, está ocorrendo na Quadra Poliesportiva Apolinário Rodrigues Ferreira, no centro, entre 8h e 17h. É uma iniciativa da prefeitura em parceria com a ONG Ajuda que disponibilizou equipamentos pré e pós-operatórios, além de profissionais habilitados.

Conforme a médica veterinária, Alice Kelly Silva, o procedimento dura em torno de 1h. Durante a cirurgia de castração, o animal ainda anestesiado recebe o implante do microchip, um procedimento indolor. “Além de um controle populacional, a gente vai estar evitando procriação inadequada e, no futuro, um descarte de animal e evitar também doenças sexualmente transmissíveis”, explicou Alice.

O cadastramento foi realizado do dia 9 a 11 de agosto em pontos estratégicos do município. No ato da inscrição, os proprietários foram informados sobre o horário a serem atendidos e, ao chegarem ao local, recebem uma senha. Enquanto aguardam, participam de palestras, entrega de brindes e sorteio de prêmios. O atendimento foi dividido em horários: cadelas às 8h, cães às 11h e felinos (machos e fêmeas) às 13h.

Essa é apenas a primeira etapa da campanha. A administração municipal também estuda uma forma de atingir o máximo possível de animais em situação de rua. “Vamos conseguir até quarta-feira castrar e microchipar 300 animais entre cães e gatos. É um projeto que tem que ter continuidade. Estamos planejando adquirir mais um número grande de procedimentos para que a gente possa continuar esse tipo de trabalho aqui no município” finalizou a secretaria de Saúde, Maria Aparecida Acipreste.

próximo artigoAPAE de Timóteo abre Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
Artigo seguinteAAPI realiza Oficina para cuidadores de idosos