Agentes da Força Nacional continuarão no Rio de Janeiro — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo federal decidiu manter os agentes da Força Nacional no Rio de Janeiro a pedido do governador fluminense, Cláudio Castro (PL). A informação foi dada na noite da última quinta-feira (18) pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

A presença desses agentes no Estado, desde 16 de outubro, tem como objetivo conter a crise na segurança pública no Rio. Segundo Dino, as equipes irão permanecer no Estado até a deliberação da nova equipe que será empossada no Ministério da Justiça.

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski irá ocupar a chefia da pasta em 1º de fevereiro em função da saída do atual titular do ministério para uma vaga no Supremo.

Em novembro do ano passado, o governo federal já havia prorrogado a presença da Força Nacional no Rio até 31 de janeiro deste ano. Cerca de 550 agentes da Força Nacional e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram mobilizados no Estado, em resposta a um pedido do governador à União, feito no fim de setembro.

A situação no Rio de Janeiro se agravou no fim de outubro do ano passado, quando milicianos, em protesto pela morte de um membro do grupo, incendiaram 35 ônibus em um único dia, na Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro.

Em função dessa crise, em novembro, foi decretada uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nos portos e aeroportos do Rio de Janeiro e de São Paulo, com autorização do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

próximo artigoPacheco diz que governo irá manter a desoneração da folha; MP será reeditada
Artigo seguinteCGU conclui que registro de vacinação de Bolsonaro contra covid-19 é falso

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here