Com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, exposição traz instrumentos musicais interativos, acoplados a brinquedos tradicionais para toda a família para brincar

Entre 10 de novembro a 10 de dezembro, Ipatinga receberá o Parque Diversom. Instalação que percorre pela primeira vez municípios brasileiros fora da cidade de Brasília/DF, onde o projeto nasceu e se desenvolveu. A exposição estará em cartaz no Jardim Externo do Teatro Zélia Olguin, no bairro Cariru, com visitação gratuita de segunda a sábado, das 10h às 19h.

A exposição é realizada com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e faz parte das celebrações do aniversário de 60 anos de operações da Usiminas.

Além do parque infantil que emite sons musicais, o projeto oferecerá ainda uma oficina para construção de instrumentos musicais e uma palestra sobre o processo. As atividades são gratuitas.

O público poderá se divertir nos brinquedos infantis um tanto diferentes: balanços, gangorras, escorregadores, uma bicicleta acústica e um trepa-trepa que emitem sons musicais, afinadíssimos, quando utilizados. Um convite não somente para as crianças, mas para toda a família escorregar, balançar e pedalar ao mesmo tempo que brincam de descobrir e explorar os instrumentos sonoros acoplados aos brinquedos. E tudo isso gratuitamente.

As gangorras, em formato de canoas, têm bolinhas de gude que escorregam sobre barras de metal e soam como um xilofone. Os balanços, ao se movimentarem, fazem soar cordas e sinos. O escorregador proporciona uma experiência única: descer tocando um carrilhão microtonal com uma das mãos. A bicicleta acústica, apelidada de Hélisom, não sai do lugar, mas quando pedalada faz girar um conjunto de hélices sonoras que lembram um disco voador. O Castelo Sonoro Musical, no qual estão fixados instrumentos para a criança brincar de música.

Os idealizadores e artistas do Parque Diversom, Marcio Vieira e Luciano Porto, apostam que, ao brincar coletivamente, a criança estabelece relações sociais, culturais e afetivas. “O contato com a música tem grande importância para seu desenvolvimento sensorial e cognitivo. A música e o brincar são imprescindíveis para a formação integral do ser humano e, por conseguinte, para uma sociedade mais justa, pacífica e evoluída”, enfatizam os idealizadores.

SERVIÇO

Parque Diversom:

De 10/11 a 10/12

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 19h

Local:  Jardim do Teatro Zélia Olguin (Av. Itália, 1.890, Bairro Cariru)

Aula Show Diversom – Um Mergulho no Mundo Sonoro

Data: 10/11 (sexta-feira), às 19h

Local: Teatro Zélia Olguin (Av. Itália, 1.890 – Bairro Cariru)

Participação gratuita e aberta a todos os interessados em música. Sem necessidade de inscrição prévia.

Oficina – Introdução ao Universo de Construção de Instrumentos Musicais

Datas: 11/11(sexta-feira) – 9h às 17h, com intervalo de uma hora para almoço

12/11(sábado) – 9h às 13h

Local: Teatro Zélia Olguin (Av. Itália, 1.890 – Bairro Cariru)

Inscrição: gratuita e aberta a todos os interessados em música por meio de inscrição no e-mail [email protected] com a manifestação de interesse.

próximo artigoCoronel Fabriciano promove este mês ações pela saúde dos homens
Artigo seguinteFabriciano realiza tarde comunitária de Educação Patrimonial

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here