Coronel Fabriciano promove este mês ações pela saúde dos homens

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, promove neste mês uma série de ações em comemoração ao Novembro Azul, campanha nacional que visa conscientizar os homens a cuidarem da saúde e prevenir o câncer de próstata.

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens brasileiros e é responsável por mais de 60 mil novos casos todos os anos; é a segunda causa de mortes por câncer entre os homens e responde por 14 mil óbitos anuais no país. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

A expectativa da administração municipal é convencer homens com 45 anos ou mais a procurar o serviço de saúde municipal para realizarem consultas e exames de rotina, e até mesmo fazerem o exame de toque retal, que possibilita diagnosticar o câncer na fase inicial.

O cuidado com esse tipo de câncer é recomendado aos homens acima de 45 anos com algum fator de risco ou acima de 50 anos sem fatores de risco.

São considerados fatores de risco para o câncer de próstata:

– Possuir parente em primeiro grau que já tenha tido a doença. (O risco é maior quando o parente é irmão e quando há mais de um caso na família).

– Negros correm mais risco e tendem a desenvolver tumores mais agressivos.

– Obesidade, tabagismo e alcoolismo

TRATAMENTO E PREVENÇÃO

A melhor forma de garantir a cura do câncer de próstata é por meio do diagnóstico precoce. Depois de diagnosticada a doença, o tratamento é difícil, doloroso e caro quando feito na rede privada. Quando curado, deixa sequelas que afetam a qualidade de vida da pessoa.

Para evitar a doença, recomenda-se:

– Ter uma alimentação saudável.

– Manter o peso corporal adequado.

– Praticar atividade física.

– Não fumar e evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

XÔ PRECONCEITO!

O exame de toque retal permite descobrir alterações da glândula prostática. Em 20% das pessoas com alterações são diagnosticadas com o exame de toque retal. De acordo com o encaminhamento médico, é possível também fazer o exame de sangue (PSA). Para o atendimento, basta procure a Unidade Básica de Saúde de referência. 

próximo artigoPolicial veterano morre em acidente com carreta de combustível em Ipatinga
Artigo seguinteParque Sonoro Diversom chega a Ipatinga