Aconteceu nesta quinta-feira (10), na Prefeitura de Ipatinga,a assembleia para eleição dos novos dirigentes do Conselho Municipal de Esporte e Lazer (Comel). O pleito foi realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel).

O titular da Semcel, Alessandro Máximo Lima, salienta a importância do colegiado, quetem caráter consultivo, deliberativo, normativo e fiscalizador. O organismoparticipa da elaboração e também tem o papel de acompanhar a execução das políticas públicas definidas para o setor. Há um mês, o Comel realizou sua primeira reunião do ano, quando foram iniciadas discussões sobre ações a serem implementadas em favor dos segmentos em curto, médio e longo prazo. 

Foram eleitos nesta quinta para compor a diretoria executiva do Comel, com mandato de dois anos: presidente – Michael Simon Carvalho Silva (representante do poder público); vice-presidente – Igor Felipe de Jesus (representante da sociedade civil); 1ª secretária geral – Aline Souza Santos (do poder público).

Para oficialização dos nomes confirmados na eleição e em cumprimento de exigências legais, umdecretoserá publicado no Diário Oficial do município.

Após a posse dos novos diretores para o biênio 2021-2023, foi apresentado aos presenteso teor da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, sancionada pelo Executivo no último dia 2 de junho,em cerimônia no Parque Ipanema. Sob o número 4.169,a lei cria mecanismos importantes para ampliação de investimentos na área esportiva com a participação da iniciativa privada.Ela permite patrocínios e doações para realização de projetos esportivos e paradesportivos, com intuito de estimular a participação do ipatinguense em eventos, campeonatos, escolinhas e demais práticas esportivas.

Composição

O Conselho é formado por 12 membros titulares e seus respectivos suplentes, de forma paritária, compreendendo representantes do poder público e da sociedade civil. 

De acordo com a Lei 3.252/2013, que dispõe sobre a criação, composição, funcionamento e competência do Conselho, a sociedade civil é representada por diversos segmentos: cursos de Educação Física em universidades e faculdades de Ipatinga, imprensa, Liga de Desportos de Ipatinga (LDI) e da Liga Ipatinguense de Esportes Especializados (Liespe), além de organizações não governamentais (ONGs) que desenvolvem projetos esportivos destinados aos idosos e programas paradesportivos e de lazer destinados a pessoas com deficiência.

próximo artigoPrefeitura de Ipatinga impõe normas rígidas para testar liberação de eventos na cidade
Artigo seguinteIpatinga abre novo chamamento para profissionais de saúde

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here