Eleitos os novos diretores do Conselho Municipal de Esporte e Lazer de Ipatinga

Aconteceu nesta quinta-feira (10), na Prefeitura de Ipatinga,a assembleia para eleição dos novos dirigentes do Conselho Municipal de Esporte e Lazer (Comel). O pleito foi realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel).

O titular da Semcel, Alessandro Máximo Lima, salienta a importância do colegiado, quetem caráter consultivo, deliberativo, normativo e fiscalizador. O organismoparticipa da elaboração e também tem o papel de acompanhar a execução das políticas públicas definidas para o setor. Há um mês, o Comel realizou sua primeira reunião do ano, quando foram iniciadas discussões sobre ações a serem implementadas em favor dos segmentos em curto, médio e longo prazo. 

Foram eleitos nesta quinta para compor a diretoria executiva do Comel, com mandato de dois anos: presidente – Michael Simon Carvalho Silva (representante do poder público); vice-presidente – Igor Felipe de Jesus (representante da sociedade civil); 1ª secretária geral – Aline Souza Santos (do poder público).

Para oficialização dos nomes confirmados na eleição e em cumprimento de exigências legais, umdecretoserá publicado no Diário Oficial do município.

Após a posse dos novos diretores para o biênio 2021-2023, foi apresentado aos presenteso teor da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, sancionada pelo Executivo no último dia 2 de junho,em cerimônia no Parque Ipanema. Sob o número 4.169,a lei cria mecanismos importantes para ampliação de investimentos na área esportiva com a participação da iniciativa privada.Ela permite patrocínios e doações para realização de projetos esportivos e paradesportivos, com intuito de estimular a participação do ipatinguense em eventos, campeonatos, escolinhas e demais práticas esportivas.

Composição

O Conselho é formado por 12 membros titulares e seus respectivos suplentes, de forma paritária, compreendendo representantes do poder público e da sociedade civil. 

De acordo com a Lei 3.252/2013, que dispõe sobre a criação, composição, funcionamento e competência do Conselho, a sociedade civil é representada por diversos segmentos: cursos de Educação Física em universidades e faculdades de Ipatinga, imprensa, Liga de Desportos de Ipatinga (LDI) e da Liga Ipatinguense de Esportes Especializados (Liespe), além de organizações não governamentais (ONGs) que desenvolvem projetos esportivos destinados aos idosos e programas paradesportivos e de lazer destinados a pessoas com deficiência.

próximo artigoPrefeitura de Ipatinga impõe normas rígidas para testar liberação de eventos na cidade
Artigo seguinteIpatinga abre novo chamamento para profissionais de saúde