Como está a saúde das suas unhas? Olhe pra elas agora. Como elas estão? Se suas unhas têm um aspecto esbranquiçado ou transparente, com a base rosada, elas estão saudáveis. Observou algo diferente disso ou algum tipo de mancha? É melhor ficar atento porque qualquer alteração no aspecto das unhas que não tenha sido causada por trauma ou lesão pode ser sinal de um problema de saúde. 

As unhas são compostas por queratina e têm a função de proteger as extremidades dos dedos das mãos e dos pés. Embora sejam placas de células mortas, elas são muito importantes: “Elas são um reflexo da nossa saúde. Isso acontece porque tem muitas doenças, tanto sistêmicas quanto da própria pele ou da unha mesmo, que podem acometê-las”, explica a dermatologista Juliana Toma. 

A médica afirma que uma unha saudável tem coloração rosada e consistência firme e fica bem colada ao leito ungueal, que é a área localizada abaixo das unhas das mãos e dos pés. Além disso, tem um crescimento saudável, de cerca de um milímetro por mês. 

Quando as unhas não têm essas características, é importante prestar atenção. Vale observar se elas estão amolecidas, quebradiças, se esfarelam, se descolam do leito ungueal, demoram a crescer, apresentam manchas ou depressões. Esses podem ser sinais de alterações no corpo. 

        Veja também: Onicomicose (micose de unha)

“Às vezes, a unha pode ficar com uns furinhos, chamados de ‘pitting’. Esses furinhos podem significar que a pessoa tem uma psoríase, um eczema ou uma dermatite. Também podem significar uma queda de cabelo, que chamamos de ‘alopecia areata’. Já a unha que fica em formato de colher, a qual chamamos de ‘coiloníquia’, pode ser normal em crianças, mas, às vezes, pode significar falta de ferro, anemia, algum problema na tireoide, algum problema no rim”, exemplifica.

Ou seja, uma anormalidade pode indicar uma variedade de problemas de saúde ou doenças. Por isso, a dermatologista recomenda procurar ajuda médica quando perceber alguma mudança no aspecto das unhas. 

próximo artigoJovens católicos do mundo todo se reúnem na abertura da JMJ em Lisboa
Artigo seguinteHospital público de Rondônia fará transplante de tecido ósseo
0 0 votes
Classificação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários