A Usiminas apresentou, em evento realizado na sua sede em Belo Horizonte e transmitido para todas as suas plantas industriais, sua nova ferramenta de inovação. Para levar o conceito a todas os setores da empresa e apoiar as equipes no processo de mudança, avanço, debate e melhorias que envolvem a temática foi lançada a plataforma InovaAí. A proposta é reunir em um mesmo local, sob uma gestão específica, as ações de estímulo à inovação na empresa.

O diretor de Inovação e Tecnologia da Informação da Usiminas, César Bueno, ressalta que a companhia sempre teve a inovação como um dos diferenciais mais reconhecidos em seus produtos. “Contamos há quase 50 anos com o maior centro de pesquisas e desenvolvimento do setor na América Latina e temos tradição de tecnologia aplicada ao aço. O desafio, nesse momento, é mudar uma visão ainda existente que inovação tem que estar ligada a produto ou que se trata de algo muito específico ou complicado. Hoje, já temos muitos exemplos de como a inovação pode ocorrer mesmo em pequenas coisas, sem grandes investimentos, mas com grandes resultados”, explica.

Na primeira etapa da plataforma, serão trabalhados projetos específicos como a implementação dos “Desafios” internos, que buscam concentrar esforços específicos na solução de problemas práticos trazidos pelas áreas. Esse trabalho também pode envolver startups ou outro tipo de consultoria externa. A Usiminas também vem capacitando colaboradores de diferentes áreas da empresa como “Embaixadores”, para que possam atuar como incentivadores e consultores das equipes para o tema.

Para outro projeto, a companhia reestruturou uma iniciativa de estímulo às ideias e sugestões vindas dos colaboradores. O programa “Ideias” irá estimular que colaboradores individualmente ou em grupos de trabalho façam sugestões de melhorias em processos, espaços e metodologia hoje aplicadas nas rotinas. A proposta é que os idealizadores possam trabalhar na execução das mudanças sugeridas e receber sugestões por parte de outras pessoas. Ao final de cada ano, as sugestões com o retorno mais positivo serão premiadas em um evento específico.

“Além desses projetos, montamos um extenso calendário com eventos internos, inclusive de integração das pessoas de fora da equipe, e externos para que a Usiminas possa, cada vez, interagir e conhecer o que vem sendo desenvolvido por outras empresas, universidades e startups”, conta Éricka Menegaz, gerente corporativa da área. Somente em 2019 já são mais de 20 eventos programados. A companhia planeja, ainda, a criação de um espaço de coworkingem sua sede, que permita a reunião das equipes em um ambiente dedicado e informal, que facilite a troca entre diferentes áreas e entre pessoas externas.

Histórico

Depois de vencer uma série de desafios e voltar a apresentar resultados financeiros e operacionais positivos, a empresa elegeu a inovação como um dos principais focos para sua gestão em 2019. Desde 2017, quando implantou seu comitê digital, a Usiminas vem concentrando esforços em torno do tema que agora começa a ser desdobrado de forma diferente por todos os níveis da companhia.

Ainda no fim de 2018, a empresa ampliou o escopo de atuação da então Diretoria de TI e criou uma gerência exclusivamente voltada para a gestão da inovação dentro da estrutura. O principal objetivo, segundo César Bueno, é capacitar a Usiminas como uma companhia também inovadora e que consegue se antecipar às novas demandas da sociedade, seja em produtos ou serviços, cada vez mais digital e exigente.

Sobre a Usiminas

A Usiminas é líder no mercado brasileiro de aços planos e um dos maiores complexos siderúrgicos da América Latina. A companhia conta com unidades industriais e logísticas localizadas em seis estados do país e está presente em toda a cadeia siderúrgica – da extração do minério, passando pela produção de aço até sua transformação em produtos e bens de capital customizados para o mercado. Possui, hoje, o maior e mais inovador Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em siderurgia da América Latina. O avanço registrado pela siderúrgica nos últimos anos garante inovação, tecnologia e qualidade em todas as linhas de produção, e permite à empresa oferecer ao mercado um portfólio diversificado, com destaque para produtos e serviços de alto valor agregado. Por sua gestão ambiental, a Usiminas foi a segunda siderúrgica do mundo certificada com a ISO14001, gerando maior produtividade com menor consumo. A companhia contribui ainda para o desenvolvimento das comunidades onde atua, por meio do Instituto Usiminas e da Fundação São Francisco Xavier, oferecendo projetos nas áreas de saúde, educação, cultura, esporte e desenvolvimento social. As ações da Usiminas são negociadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque (ADR nível I) e Madri.

Crédito: Leonardo Galvani

próximo artigoCircuito Vale do Aço de Judô recebeu 220 inscrições
Artigo seguinteX Torneio de Queimada de Timóteo

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here