A Secretaria de Saúde de Timóteo iniciou nesta terça-feira (22), o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRA’a) de 2019.  A pesquisa para verificação do índice de infestação predial no município vai até a quinta-feira (24).

O secretário de Saúde Eduardo Morais chama a atenção da população para a previsão de aumento do número de casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, chikungunya e zica). “Devido ao período muito quente e chuvoso que estamos vivendo temos que redobrar a prevenção contra estas doenças. O município acaba de implantar o Auto de Infração para os proprietários e locatários de imóveis que não se adequarem às exigências do Controle de Endemias. A partir deste mês, os imóveis que apresentarem focos serão notificados e terão um prazo para se regularizarem. Caso contrário, receberão multa e poderão ter materiais em situação irregular apreendidos pela Prefeitura”, alerta Morais.

O município de Timóteo iniciou o LIRA’a um pouco depois do previsto em decorrência do treinamento dos novos agentes de endemias admitidos pelo último processo seletivo. Atualmente, Timóteo conta com 42 agentes de endemias para realizar o trabalho educativo, vistoria, tratamento dos focos com larvas e ações de bloqueio.

De acordo com Madalena Rodrigues, gerente de Saúde Coletiva, vem sendo realizado bloqueio dos focos do mosquito transmissor no bairro Macuco. “Já foram notificados até a última semana 7 casos de arboviroses (dengue e chikungunya) e estamos fazendo o bloqueio na área de maior transmissão num raio de 300 metros além do local das ocorrências”, explica.

Os moradores devem adotar medidas de proteção individual como o uso de telas mosquiteiras nas portas e janelas de sua residência, fazer uso constante de repelentes, principalmente as mulheres grávidas e cortinados nos berços dos bebês.

Fonte: PMT

próximo artigoPrefeitura divulga lista dos cadastrados no programa habitacional “Fabri, Meu Lar”
Artigo seguinteLeila Pereira afirma que patrocínio do Palmeiras desperta inveja nos rivais

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here