Convenção Coletiva de Trabalho garante o funcionamento das empresas no Dia de Tiradentes e, ainda, em 29 de abril  

IPATINGA – Consumidores do Vale do Aço poderão aproveitar o feriado desta sexta-feira (21), Dia de Tiradentes, para fazer compras em supermercados e estabelecimentos do setor. Por força de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), o segmento está autorizado a abrir as portas em Ipatinga, das 8h às 18h, e em Coronel Fabriciano e Timóteo, das 8h às 14h. Também funcionarão, no feriado, os chamados serviços essenciais à população, como farmácias, postos de combustíves e padarias.

A CCT viabilizada pelo Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço ainda garante a abertura das empresas de gênero alimentício em mais um feriado de abril, dia 29, quando é comemorado o aniversário de emancipação de Ipatinga e Timóteo. “O funcionamento, obviamente, é facultativo ao empresário. Negociamos para que houvesse a possibilidade de abrir em boa parte dos feriados de 2023, uma vez que há restrição legal para o uso da mão de obra nesses dias”, explica José Maria Facundes, presidente da entidade patronal.

Porém, conforme explica o dirigente sindical, culturalmente, mais de 90% das empresas da região optam por funcionar em feriados. “Trata-se de um excelente dia de vendas, pois as pessoas têm mais tempo e aproveitam para colocar as compras de casa em dia”, observa José Maria.

O que abre?  

Além de supermercados, ainda têm autorização para funcionar açougues, casas de carnes, mercearias, varejões, sacolões, hortifrútis e peixarias. O chamado “comércio de rua”, ou seja, as lojas que tradicionalmente fazem horários especiais em datas comemorativas, estará de portas fechadas.

No Shopping Vale do Aço, a Praça de Alimentação funcionará das 11h às 22h. O supermercado Coelho Diniz, por sua vez, das 9h às 18h, enquanto a farmácia Indiana abre as portas das 10h às 21h. O cinema opera normalmente.

A abertura das demais lojas do Shopping Vale do Aço neste feriado é facultativa, ou seja, está proibido o uso da mão de obra dos empregados, mas o expediente pode ser cumprido, das 12h às 18h, com os proprietários na linha de frente.

próximo artigo19 de abril Dia dos Povos Indígenas
Artigo seguinteAAPI comemora resultados da nova gestão

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here