(Foto: divulgação)

As festividades de fim de ano, em especial o Natal, é um período importante para o comércio e também para o pequeno empreendedor, que enxerga no apelo emocional da data oportunidade para alavancar as vendas de seus produtos.  E mesmo diante de um cenário econômico nacional ainda instável, o orçamento apertado do brasileiro não deverá atrapalhar as compras de Natal. É o que aponta uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Segundo o levantamento, 119,8 milhões de brasileiros devem ir às compras este ano e vão movimentar R$ 60 bilhões.

Confiante nos clientes que irão às compras durante as festividades, a empreendedora de Ipatinga Bárbara Borges, que produz cosméticos naturais e veganos, aposta na montagem de kits para atrair os consumidores. Ela assegura que, além de fazer bons negócios, o momento é oportuno para apresentar a marca e fidelizar os clientes, que estão preocupados também com o meio ambiente.

Bárbara Borges, empreendedora (Foto: divulgação)

“Além de potencializar o meu negócio nas redes sociais e realizar sorteios, priorizo também o relacionamento com cliente durante o processo de compra e busco uma aproximação com um atendimento mais personalizado”, conta a proprietária da Rosa do Deserto Beauty, que iniciou o empreendimento há oito meses.

Com tantas opções nas lojas físicas e na internet, atrair o cliente exige muito mais que bons produtos e preços acessíveis. “Estreitar o relacionamento e se aproximar do consumidor é uma alternativa para o empreendedor conquistar o consumidor não só no período das festividades”, destacou a assistente do Sebrae Minas Vanessa Silva, que elaborou dicas para quem quer garantir boas vendas natalinas.

Fidelização dos clientes

Consumidor satisfeito com a compra tende a voltar e trazer um novo cliente. Já o insatisfeito não, portanto, invista no pós-venda. Valorize o cliente.

Redes Sociais

Invista nas ferramentas digitais, as mídias sociais podem estimular as vendas. Capriche nas fotos e vídeos, mas não se esqueça de se preparar e disponibilizar um canal de atendimento direto com o cliente, seja ele por telefone ou por mensagem, o consumidor da internet demanda imediatismo no retorno.

Horário de atendimento

O período é de grande demanda tanto nas lojas físicas quanto no atendimento online. Quanto mais tempo a loja estiver disponível, maiores são as chances do cliente se aproximar. Atenda em horários especiais para facilitar a compra e consequentemente aumentar ainda mais o faturamento.

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