Recuperação asfáltica abrange vias em todas as regiões de Ipatinga, bem como as construções de muros de arrimo, que irão sanar problemas históricos em várias áreas de risco do munícipio.

A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) da Prefeitura de Ipatinga concluiu, nesta quarta-feira (22), um balanço parcial das obras de recapeamento e construção de muros de arrimo que estão sendo realizadas na cidade por meio do programa ‘Nova Ipatinga’. Dos 60 quilômetros de recapeamento asfáltico previstos, abrangendo inúmeras ruas e avenidas, aproximadamente 15 quilômetros já foram executados até o momento. Eles estão distribuídos em 25 vias diferentes, nos bairros Vila Militar, Cariru, Vila Celeste, Caçula, Vila Formosa, Cidade Nobre e Iguaçu. 

Alguns dos primeiros trechos priorizados foram aqueles comumente utilizados como rotas para atendimentos de urgência e emergência, como os acessos à unidade I do Hospital Márcio Cunha e ao Hospital Municipal Eliane Martins.

Afim de prestar maiores esclarecimentos à população, a Secretaria de Obras apresentou em seu balanço a situação atual de cada uma das regiões em que os trabalhos de recapeamento já tiveram início ou foram concluídos.

No bairro Cariru, foi concluída a aplicação de massa asfáltica em todas as vias previstas, assim como os alteamentos dos PVs (os bueiros ou poços de visita). A pintura de sinalização está em andamento, assim como a execução da rotatória entre as avenidas das Nações e Itália, também planejada para aumentar a fluidez do trânsito na rota do HMC.

A primeira frente das pavimentações asfálticas do ‘Nova Ipatinga’, no bairro Vila Militar/Bethânia, já se encontra em fase de conclusão, sendo finalizados os alteamentos dos PVs e pintura de sinalização. Brevemente, conforme a Semop, serão instaladas rampas de acessibilidade nas calçadas, a fim de promover melhores condições de locomoção a todos os usuários. 

No bairro Vila Celeste, foram concluídos trechos da avenida Luiza Nascimbene e ruas Antônio Boaventura e Jordão, sendo finalizadas no momento as pinturas de sinalização. Conforme a programação, brevemente serão retomadas as obras na região. Estão previstas agora frentes de trabalho para a remoção da pavimentação existente de bloquete e, em seguida, a execução do novo pavimento com asfalto (CBUQ) nas vias com este material.

No bairro Caçula, nova capa de asfalto CBUQ foi aplicada ao longo da avenida Minas Gerais, no sentido bairro Canaã, sendo finalizados ainda os serviços de alteamento de PVs. Dentro de mais alguns dias, conforme a Secretaria, começam os serviços de sinalização das pistas, oferecendo maior segurança àqueles que trafegam por ali.

Foram concluídos os recapeamentos das ruas Ouro Branco, Usimec e Usiminas, no bairro Vila Formosa, assim como os trechos previstos para as avenidas Carlos Chagas e Simon Bolívar e a rua Miosótis. A execução prossegue na avenida Monteiro Lobato. Após o tempo de cura do asfalto, serão iniciados na região os trabalhos de sinalização horizontal e rampas de acessibilidade.

Nos bairros Iguaçu e Novo Cruzeiro, equipes trabalham nas fresagens da avenida Brasil e pista de caminhada do Parque Ipanema. Simultaneamente, vem sendo concluído o recapeamento da avenida Roberto Burle Marx e das ruas Pedras Preciosas e Jaspe.

Chuvas: fator dificultador

Ainda no bairro Iguaçu, obras de drenagem, recapeamento e remoção de bloquetes em vias de grande movimento estão programadas. Estrategicamente, aguarda-se apenas uma trégua das chuvas, para poupar a população de maiores transtornos, explica a Secretaria.

A instabilidade climática é também a razão de ainda não terem sido concluídas as obras nas ciclovias dos bairros Bethânia/Vagalume e Veneza II. Contudo, os trabalhos nesta última já foram retomados, com execução da pavimentação. Em fase final, os serviços de revitalização das ciclovias existentes sofreram atraso em seu cronograma devido às constantes chuvas. A Semop explica que “é de fundamental importância que a base esteja com resistência suficiente para receber a capa de asfalto, a fim de não apresentar nenhuma avaria futura”.

Está programada ainda a extensão da ciclovia da avenida Londrina no trecho entre a rua Ilhéus e o viaduto Ronaldo de Souza, divisa com o bairro Caravelas.

Na programação

“Essas são apenas algumas das muitas obras de recapeamento e pavimentação previstas no programa ‘Nova Ipatinga’. Logo serão iniciadas frentes de trabalho também em regiões como os bairros Bom Jardim, Ideal, Limoeiro, Centro, Veneza, Canaã, Barra Alegre e Caravelas, entre outros”, adianta a secretária Elisa Figueiredo.

Muros de arrimo

Ainda dentro do ‘Nova Ipatinga’, estão programados dezenas de muros de arrimo que irão sanar problemas históricos em diversas áreas de risco do munícipio.

Entre os 44 muros previstos na primeira etapa do programa, 14 estão em fase avançada de execução, em bairros como Iguaçu, Bom Jardim, Bethânia e Canaãzinho. “Houve um grande atraso no cronograma, devido a incessantes dias de chuvas, algo que impossibilita esse tipo de trabalho. Mas muros esperados há décadas, como o da rua Tupis, no Iguaçu, já se encontram em fase de acabamento”, acrescentou Elisa.

A secretária informou também que está em fase final o processo licitatório para as Etapas 2 e 3 do programa de contenções, que levará maior conforto e segurança aos munícipes do Beco Golfinho,no bairro Forquilha, e Serra do Miradouro, no bairro Jardim Panorama, por exemplo.

fonte: PMI

próximo artigoChapecoense oficializa corte de 25% dos salários e de 50% no direito de imagem
Artigo seguinteFabriciano promove mutirão contra arboviroses

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here