A ação é voltada para o atendimento a becos e escadarias da cidade com luminosidade precária

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, vem visitando áreas da cidade onde a iluminação é precária, comprometendo diariamente a locomoção e a segurança de expressivas camadas da população. Nesse sentido é que o governo municipal está lançando agora o “Programa Ipatinga Iluminada”, um prolongamento do “Programa Ipatinga Mais Luz”, e desta voz voltado para o atendimento a becos e escadarias com baixa luminosidade em diversas regiões.

Lançado em 2021, o “Programa Ipatinga Mais Luz” também segue em atividade, contemplando importantes vias, ciclovias, praças e quadras no município. Os projetos  de extensão de rede e modernização contam com substituição de luminárias de vapor de sódio por novas de LED, e já atenderam os bairros Cariru, Bethânia, Pedra Branca, Jardim Panorama, Forquilha, Bom Jardim, Ideal, Caravelas, Iguaçu, Parque Ipanema, Imbaúbas, Canaãzinho, Veneza, Vila Celeste, Vila Militar, Barra Alegre, Limoeiro e Novo Cruzeiro.

“Ipatinga Iluminada”

Agora, com intuito de atender determinadas áreas – tão carentes dos serviços quanto as demais – e que não necessitam de aprovação da Cemig, o governo municipal lança nesta semana o “Programa Ipatinga Iluminada”. São locais que dependem apenas da instalação de medidores de energia para ligação dos postes, e alguns projetos já estão em fase de execução, priorizando becos e escadarias.

Na noite de quarta-feira (26), o prefeito Gustavo Nunes realizou pessoalmente, ao lado de equipes técnicas, o acendimento de uma escadaria na rua Tucanuçu, no bairro Vila Celeste. A passagem, numa extensão de 110 metros, ganhou sete postes com luminárias de LED, de 120W. Além de ampliarem a luminosidade, como não possuem filamentos metálicos, mercúrio ou substâncias tóxicas na composição, elas não emitem poluentes ao meio ambiente e ainda podem ser recicladas.

Centenas de projetos

Desde 2021, dezenas de projetos de extensão de energia, que necessitavam da avaliação da concessionária, vêm sendo executados pela administração de Ipatinga e, de acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), mais de 200 outros, relativos a outras localidades, foram elaborados e estão sendo submetidos à Cemig como objeto de novas licitações.

Os locais, segundo relatos da população, eram muito escuros, contando com poucos postes em algumas vias ou quase nenhum.

“O intuito do governo municipal é o de coibir locais ermos, propícios ao uso de entorpecentes e práticas de crimes diversos, além de proporcionar maior sensação de segurança aos moradores, entre eles mulheres, idosos e crianças”, destaca o prefeito Gustavo Nunes.

próximo artigoAtletas de Ipatinga irão participar dos Jogos Estudantis de Minas Gerais
Artigo seguinteProfessores de Coronel Fabriciano participam de seminário sobre empreendedorismo na educação infantil

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here