Empenhada em cumprir a meta de vacinação contra a gripe em Ipatinga, a Prefeitura decidiu estender, a partir da próxima segunda-feira (27), o horário de funcionamento de dez Unidades Básicas de Saúde do município. O atendimento nas salas de vacinação será das 7h30 às 20h, até a data de encerramento da campanha, em 31 de maio. Os munícipes em atraso com outras vacinas também têm a oportunidade de atualizarem o cartão.

Segundo a secretária de Saúde de Ipatinga, Érica Dias, “o município tem vacinas disponíveis em todos os postos de saúde. Mas, mesmo assim, a adesão à vacinação em alguns grupos está abaixo do esperado. Por esse motivo estamos com mais esta estratégia para que as pessoas que integram os grupos prioritários da campanha se dirijam à Unidade de Saúde mais próxima de sua casa e sejam imunizadas”, expõe.

As Unidades Básicas de Saúde que funcionarão em horário especial na próxima semana contemplam todas as regionais da cidade. São elas: Veneza, Cidade Nobre, Caravelas, Bethânia, Vila Militar, Limoeiro, Bom Jardim, Vila Celeste, Bom Retiro e Esperança II.

A mobilização articulada pela Prefeitura para imunizar o máximo de pessoas contra o vírus da gripe visa diminuir a possibilidade de complicações causadas pela doença em grupos de pessoas consideradas mais susceptíveis ao problema, como crianças e idosos.

Dados da campanha

Até o momento, 43.105 doses foram aplicadas no município, o equivalente a 71,76% da cobertura dos grupos de risco. A meta é imunizar 90% de 60.410 munícipes.

A campanha de vacinação tem como público-alvo indivíduos acima de 60 anos de idade, crianças de seis meses a menores de seis anos, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores de saúde e os professores das redes pública e privada, além da população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Também têm direito à vacina pacientes com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, em qualquer faixa etária, com indicação e prescrição médica, policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das forças armadas.

Imunização inédita

Pela primeira vez, as crianças do município que possuem alergia grave a ovo também serão imunizadas contra a gripe e a Febre Amarela pela Secretaria de Saúde de Ipatinga. Avaliando cada parecer médico, os profissionais da Saúde imunizarão o público no Hospital Municipal Eliane Martins, no bairro Cidade Nobre, na próxima quinta-feira (30), às 8h.

Fonte: PMI

próximo artigoProjeto ‘Bolsa Solidária’ arrecada mais de 3.000 itens de higiene pessoal
Artigo seguinteIpatinga experimenta aumento de demanda para acolhimento de idosos

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here