A Prefeitura de Ipatinga deu início nesta segunda-feira (6) ao quarto Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2023. O objetivo é aferir graus de infestação em todas as regiões da cidade e combater as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue, chikungunya e zika.

Até o dia 10 de novembro, próxima sexta-feira, mais de 4 mil imóveis serão visitados por equipes compostas por 70 Agentes de Combate a Endemias (ACE’s), supervisores e técnicos. Os esforços destes profissionais são cruciais para monitorar e controlar a presença do Aedes aegypti no município.

Por meio do LIRAa, a Secretaria de Saúde consegue identificar a situação de infestação nos bairros, permitindo a implementação de medidas preventivas eficazes para combater o mosquito. O levantamento é realizado trimestralmente, seguindo o calendário estabelecido pelas autoridades federais e estaduais.

Redução progressiva

O terceiro LIRAa deste ano, realizado em agosto, revelou uma taxa de infestação predial de 2,6% em Ipatinga. Comparativamente, os resultados de maio (3,6%) e janeiro (4,5%) demonstram uma redução progressiva da infestação.

O secretário de Saúde do município, Leonardo Seixas, destacou a importância de ações contínuas de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. E também fez um apelo à população, incentivando a colaboração com os agentes tanto nas ações de combate ao vetor quanto permitindo a vistoria de seus imóveis. “A participação da comunidade é fundamental para o sucesso desses esforços de prevenção”, destacou.

próximo artigoTrombose causa 165 internações diárias no Brasil, revelam médicos
Artigo seguinteMinistro da Fazenda vê espaço para que juros continuem caindo

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here