A Prefeitura de Ipatinga ampliou para cinco anos o prazo de validade da credencial para uso das vagas nos estacionamentos regulamentados destinadas exclusivamente ao idoso e pessoa com deficiência, ou com mobilidade reduzida. O benefício foi concedido por meio do Decreto 9.098, assinado nesta quarta-feira (3) pelo prefeito Nardyello Rocha.

Atualmente o prazo de validade das permissões é de dois anos para idosos e de três para pessoas com deficiência. Pelo decreto, o prazo das credenciais já expedidas até esta quinta-feira (4) – inclusive daquelas cuja validade se encontra expirada – fica prorrogado até 31de dezembro de 2020 e as novas licenças tem prazo de cinco anos.

Em pouco mais de uma semana, esta é a segunda medida da atual administração pública em benefício ao idoso e pessoa com deficiência na garantia de vaga de estacionamento público. “Quando garantimos a gratuidade de estacionamento rotativo para idoso e pessoas com deficiência, houve uma procura muito grande de pessoas que estavam com as licenças vencidas, e isso poderia gerar um transtorno, já que seriam inúmeras pessoas que procurariam pela renovação em um mesmo momento. Em respeito a essas pessoas, estamos estendendo até dezembro deste ano a validade daquelas credenciais vencidas. As novas terão validade de cinco anos”, explica o prefeito Nardyello Rocha.

O gestor público ainda acrescentou que o documento novo vale para todo território nacional. “Dentro da cidade de Ipatinga, o idoso ou pessoa com deficiência que tiver a licença vencida não será multado. Já aquela credencial que não está vencida vale em todo o Brasil”, disse, acrescentando que a credencial também serve para os estacionamentos privativos de Ipatinga. “Isso tudo mostra que o governo não tem interesse de arrecadar com o Zona Azul. Só queremos organizar o trânsito e distribuir de forma justa as vagas na cidade”, finalizou o prefeito.

Como requerer a credencial

O processo para retirada da credencial é gratuito. Ao idoso basta que ele ou o acompanhante vá ao Departamento de Trânsito, localizado na Suplan, no bairro Cidade Nobre, e apresente uma cópia da Carteira de Habilitação e comprovante de endereço. Já as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, ou seu acompanhante, devem ir à sede da Associação de Deficientes Físicos de Ipatinga (Adefiva), na rua Turmalina, 215, no Iguaçu, para requerer o selo que deve ser afixado no veículo.

O Departamento de Trânsito (Detra) da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) informa que a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) de Ipatinga e a Polícia Militar serão comunicados do novo decreto.

Fonte: PMI

próximo artigoPrefeitura de Timóteo faz nova convocação de aprovados em processos seletivos
Artigo seguinteMatrículas para cursos técnicos do SENAI encerram dia 19

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here