Sebrae Minas orienta sobre as principais ferramentas de desenvolvimento na construção de um planejamento empresarial (Foto: divulgação)

Fim de ano é o período em que os empreendedores mensuram o desempenho dos negócios, como faturamento, orçamento, crescimento da marca, aceitação dos produtos e vendas. Além da avaliação dos resultados, o momento também demanda uma preparação para os projetos: o planejamento estratégico de 2020.

Para o Sebrae Minas, planejar as ações seguintes de uma empresa, seja ela de pequeno ou grande porte, é uma ação que pode significar o crescimento e a sustentabilidade de um negócio.  Segundo o analista do Sebrae Minas Ramon Gonçalves, durante o processo de construção das linhas de atuação da empresa, o empresário deve pensar de forma estratégica e buscar um diferencial no mercado, projetando também os impactos dessa busca nos processos internos, na equipe e nas finanças da empresa.

“É preciso pensar em uma gestão desafiadora, com estratégias diferenciadas. Por meio de uma estrutura de ação inovadora, é possível se destacar da concorrência, visto que o surgimento de novos negócios tende a crescer cada vez mais”, ressalta o analista.

Afinal, o que é planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é um processo de elaboração de ações voltadas para pequenas e grandes empresas, que tem como objetivo, o fortalecimento e o crescimento de um negócio. A partir da estruturação de um plano, são criadas metas e ações a serem desenvolvidas ao longo do ano, dentro de uma organização.

Ferramentas

Para orientar na estruturação de um planejamento estratégico empresarial, o Sebrae Minas organizou seis ferramentas gratuitas para auxiliar na construção das ações:

1. Missão, Visão e Valores

A definição de Missão, Visão e Valores é o ponto de partida do planejamento dos novos negócios. Essa ferramenta é indicada para empresas que queiram definir a direção estratégica da empresa: da integração das operações à estratégia da companhia e da motivação da equipe.

Acesse a ferramenta (em PDF)

2. Análise 360° de oportunidades de negócio

A técnica é indicada para empreendedores que queiram avaliar, dentre um pacote de ideias, qual delas representa a melhor oportunidade de negócio. Além disso, faz o empreendedor refletir se o benefício oferecido é claro para o cliente, se o tamanho de mercado é adequado e se ela tem potencial de lucratividade e rentabilidade.

Acesse a ferramenta (em PDF)

3. Análise Swot

O instrumento é indicado para empresa de todos os portes. A Matriz Swot proporciona uma análise dos pontos fortes (strenghts) e fracos (weaknesses), e as oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) de um negócio.

Acesse a ferramenta (em PDF)

4. As 5 Forças de Porter

Com a ferramenta, o empresário faz uma reflexão sobre rivalidade entre seus concorrentes, produtos e serviços substitutos, poder de barganha dos fornecedores e clientes e como dificultar a entrada de novos players. Indicada para organizações de todos os tamanhos, que queiram analisar o ambiente competitivo em que a organização está inserida.

Acesse a ferramenta (em PDF)

5.  Matriz BCG

A Matriz BCG serve para o empreendedor fazer uma análise periódica, visando a melhorar sua oferta de produtos ou serviços existentes e a avaliar os que geram mais caixa e exigem menos esforço para a manutenção.

Acesse a ferramenta (em PDF)

6. Definição de metas para pequenas e médias empresas

A definição das metas é fundamental para garantir que os esforços de crescimento estejam alinhados à estratégia da empresa. Estabelecer metas não significa implementar uma gestão rígida, mas requer firmeza para colher os frutos.

Acesse a ferramenta (em PDF)

Mais informações: www.sebraemg.com.br

próximo artigoSistema ‘Steel Frame’ garante rapidez e qualidade para obras da UBS do Parque das Águas
Artigo seguinteCrianças recebem brinquedos doados de construtora em Antônio Dias

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here