A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, anunciou o fim da fila de espera para mamografias e de ultrassonografias ginecológicas no município. No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a boa notícia chega como alívio para centenas de mulheres que aguardavam pelo procedimento havia anos e outras que enxergam no exame a possibilidade de melhoria da qualidade de vida, podendo dar prosseguimento aos tratamentos após o exame.                

Toda a demanda de mamografias e dos outros exames que aguardava autorização na secretaria de saúde foi atendida com o encaminhamento das pacientes à clínica conveniada e à Unidade Básica de Saúde Centro onde há um aparelho de ultrassom adquirido pelo município. Os ultrassons foram divididos em categorias: Foram 356 Ultrassons de mamas e axilas, 268 ultrassons obstétricos, 378 ultrassons transvaginais e 27 ultrassons pélvicos.                                                                                                  

Desde o começo da gestão, foram liberadas 6.346 mamografias e realizadas 124 cirurgias ginecológicas. As cirurgias ginecológicas agora são feitas no Hospital Dr. José Maria Morais e nossas mulheres não precisam mais aguardar anos pelo procedimento. O HJMM já é referência regional nesse tipo de cirurgia.

                                                                                                                                            A ação inédita na história do município visa garantir a saúde integral da mulher, uma das metas da atual administração, que implantou desde 2017 uma série de medidas focadas nas pacientes, como a disponibilização de 3 ultrassons por gestante por meio do Programa Mulher de Fabri e a hidroginástica na gravidez. O SUS garante somente um ultrassom por gestação.            
                                                                                                              
O Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau Melo, ressalta que as medidas já estão causando impacto como a diminuição gradual das internações. “Hoje as gestantes são acompanhadas desde o início da gravidez e em breve nem sair do município elas vão precisar mais para ganhar o bebê porque nós vamos ter a maternidade, um sonho do povo e uma promessa cumprida pelo Prefeito Marcos Vinicius”, disse.

                                                                                                                                            Com o fim da fila de espera, o município inaugura um novo tempo na saúde da mulher. Quem procurar as unidades de saúde agora e tiver o encaminhamento de uma mamografia ou ultrassonografia saberá de imediato quando vai fazer e quanto tempo terá que esperar. “Isso nunca aconteceu e estamos muito felizes de poder proporcionar às moradoras de Coronel Fabriciano esse salto na qualidade de vida por meio de uma saúde integral e eficaz” resumiu.

próximo artigoCentro Cultural Usiminas: Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante
Artigo seguinteCâmara de Timóteo divulga resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do concurso

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here