Prefeito Gustavo Nunes anuncia início de operação da corporação para o mês de abril, coincidindo com o 60º aniversário da cidade

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), e a Usiminas, formalizaram na tarde desta segunda-feira (5) mais uma parceria importante. A empresa cedeu, em regime de comodato, um imóvel no bairro Bela Vista (avenida 26 de Outubro) para ser a sede da Guarda Civil Municipal.

“Podemos adiantar que a nossa Guarda estará nas ruas a partir de abril deste ano, uma ocasião emblemática, já que o município estará comemorando neste mês o seu 60º aniversário de emancipação político-administrativa. O curso de formação dos agentes, última etapa de preparação dos membros da corporação, será concluído em 12 de abril”, informou o prefeito Gustavo Nunes.

A área cedida

O imóvel cedido pela Usiminas abrange 8.710 metros quadrados e dispõe de três piscinas, duas quadras, instalações administrativas e uma ampla área livre para práticas esportivas e de treinamento. No espaço já funcionaram, entre as décadas de 1980 e 1990, o Grêmio Bela Vista (Grembel) e o Grêmio Recreativo de Empregados da FSFX (GREF).
O local foi cedido em regime de comodato por um período de cinco anos, de 11 de dezembro de 2023 a 10 de dezembro de 2028. O diretor Corporativo de Sustentabilidade e Relações Institucionais, André Chaves, destaca a importância dessa entrega para a comunidade. “Esta parceria entre a Usiminas e a Prefeitura de Ipatinga é um exemplo de como a colaboração entre o setor privado e o público pode resultar em benefícios para a comunidade, fortalecendo a segurança pública e revitalizando espaços urbanos para novos propósitos”.

O espaço do antigo GREF abrigará todo o efetivo da guarda, comando e estrutura operacional de serviços, com possibilidade de adaptação para funcionar também como Centro de Capacitação e Acondicionamento de equipamentos e materiais diversos.
Outro benefício do espaço é a criação de uma identidade institucional da Guarda Civil Municipal com sua sede própria.

Atuação da GCM

Em sua última fase de preparação, a Guarda Civil Municipal de Ipatinga entrará em ação inicialmente com 120 agentes. A GCM terá papel relevante na proteção dos cidadãos, além de instalações públicas.

O secretário de Segurança e Convivência Cidadã, Cel. Warley Silva, acredita que a população será muito beneficiada com o início das operações da GCM: “Através da presença diária dos agentes nos mais diversos programas de patrulhamento, podemos projetar um ambiente de maior proteção na cidade, em apoio às forças de segurança já existentes e oferecidas pelo Estado. Faremos um trabalho preventivo, patrulhamento escolar, patrulhamento integrado ao trânsito e outras ações comunitárias. Sempre com foco na proteção do nosso cidadão”, disse.

próximo artigoCombate à dengue e chikungunya: falta de cuidados com terrenos baldios resultará em multas em Ipatinga
Artigo seguinteEquipe de Robótica do SESI, de Ipatinga, conquista prêmio Inovação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here