Evento promovido pela PMI em parceria com o Sebrae reuniu mais de 4.000 alunos da rede (Foto: divulgação)

Mais de 4.000 alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados em 27 escolas da rede municipal de Ipatinga, participaram nesta sexta-feira (22), na área junto ao hall de entrada do estádio Ipatingão, do maior evento realizado no Brasil em comemoração à ‘Semana Global do Empreendedorismo’. Coordenada nacionalmente pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), parceiro da prefeitura na organização e promoção do evento local, a ação batizada de ‘Jovens Protagonistas do Futuro’ aconteceu simultaneamente em mais de 170 países em todo o mundo. 

O nível dos trabalhos desenvolvidos pelos próprios estudantes com a supervisão de professores da rede e expostos em estandes montados para a Semana Global impressionou muito os visitantes pelo potencial criativo, a diversidade e a desenvoltura nas apresentações. As ideias contemplaram áreas desde a robótica às artes musicais e cênicas, passando ainda por setores tão variados como a cosmetologia, a culinária e a realidade virtual. O evento contou também com a presença do jovem empreendedor Davi Braga, hoje com 18 anos e que iniciou uma promissora trajetória nos negócios com apenas 13 anos, criando uma plataforma para simplificar a comercialização de materiais escolares. 

O prefeito Nardyello Rocha percorreu cada um dos estandes da feira, interagiu com os estudantes e confessou ter ficado impressionado com “a excelência dos trabalhos”, resultado influenciado, sobretudo, pelos pesados investimentos que o governo municipal tem feito para gerar entusiasmo nas salas de aula e estimular o potencial de crianças e adolescentes. “A nossa rede pública já é uma referência nacional em tecnologia. Em relação ao empreendedorismo, pelo que vimos aqui, não é diferente. Além do apoio do Sebrae, isso é consequência também da parceria que fizemos com o Sicoob/Cosmipa para disseminar conhecimentos sobre educação financeira nas escolas, algo que já está sendo trabalhado dentro da grade curricular dos alunos de tempo integral, cujo número elevamos de 980 para 5.500”, disse.  

O diretor de Operações do Sebrae Minas, Marden Magalhães, veio à cidade especialmente para prestigiar o evento, reafirmando tratar-se da maior realização do gênero em Minas Gerais e no País “graças ao decisivo apoio do poder público”. Ele enfatizou a necessidade de trabalhar o tema já nos primeiros anos da educação básica. “Empreender é transformar a realidade, empoderar os alunos para que eles possam ser donos dos próprios sonhos. Essa é a missão do Sebrae”, sintetizou.  

Criatividade

Os alunos da rede expuseram 16 trabalhos no evento. Gabriel Silva Passos, de 11 anos, do Centro Educacional Pedagógico e de Aperfeiçoamento Integral Giancarlo Vella (CEPAI), produziu um carrinho de controle remoto usando apenas recicláveis. “Eu gosto muito de tecnologia, e a escola oferecendo isso faz com que a sala fique mais legal. Montar foi uma grande experiência, e ver a coisa pronta, mais bacana ainda”, festejava o garoto, orgulhoso de sua obra, que mesclou recursos eletrônicos com materiais como papelão e tampinha de garrafa. 

Gabriel teve o apoio do professor de Matemática Everton Araújo. O docente destaca que esse tipo de atividade aflora bastante o lado criativo dos alunos. “O objetivo é proporcionar uma educação atrativa e prazerosa aos alunos. Eles aprendem brincando. Já produzimos robôs, carros de controle remoto e outros produtos teoricamente de alta complexidade. Além dos reflexos na preservação do meio ambiente, educando para a destinação mais correta aos recicláveis, estamos trabalhando as veias científicas de cada um”, descreve. 

Cultura empreendedora

A Semana Global de Empreendedorismo foi criada em 2007 pelo ex-primeiro-ministro britânico Gordon Brown e pelo presidente da Kauffman Foundation na época, Carl Schramm, com o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender.

 Durante o mês de novembro acontecem diversas atividades com diferentes públicos e temáticas, sempre abordando o empreendedorismo de alguma maneira.

Nos últimos três anos, a SGE mobilizou no Brasil mais de 2,5 milhões de pessoas, com cerca de 10.000 atividades.

próximo artigoPresidente da Usiminas, Sergio Leite, recebe homenagem em Ipatinga
Artigo seguinteEducadores participam de palestras sobre medidas preventivas contra doenças contagiosas

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here