(Foto: divulgação/ PMI)

As portas das 45 escolas municipais de Ipatinga já estão abertas e 21.500 estudantes matriculados voltaram às aulas. O ano letivo começou e, com ele, muitas expectativas, novos projetos, anseios e desejos de que tudo vai correr da melhor maneira possível em 2020. Os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), do bairro Vila Formosa, foram recebidos com festa nesta quarta-feira (5). Teve música, animadores e até bolinha de sabão, tudo para aguçar ainda mais o interesse dos estudantes em desfrutar prazerosamente do ambiente escolar. 

Manuele Vitória, de cinco anos, chegou à escola toda estilosa, sem disfarçar a ansiedade: mal podia esperar para encontrar a turma. “Eu gosto muito da escola porque ela tem professoras legais. Quero estudar, aprender muito e ainda brincar com meus amigos”, disse. 

Enquanto para muitos, a chegada do ano letivo é uma expectativa deliciosa, que sugere novidades agradáveis, para alguns novatos o ambiente pode parecer um pouco estranho. A inexperiência e a insegurança se traduz em choro e deixa o coração das mamães e dos papais apertados, como Rosana, que conduzia a pequena Ana Clara, frequentando a escola pela primeira vez. “Eu fico um pouco apreensiva, mas preciso trabalhar e espero que ela goste muito”, afirmou. 

“Nesse primeiro momento a criança chora, fica um pouco assustada, mas rapidamente já se sente encantada com a escola, confortável na presença dos professores, que são orientados a tratarem todas elas com muito carinho. E a escola está sempre atenta aos sinais do aluno. Precisou entrar em contato com a família, a gente liga imediatamente”, explicou a diretora Simone Santos. 

Avanços e melhorias

Além da ampliação da Escola de Tempo Integral, que está se elevando de 5.500 para 6.500 alunos em relação a 2019, outra novidade para este ano letivo é a inserção de algumas disciplinas no quadro curricular. Na nova formatação, os alunos do 6º ao 9º ano tiveram a inclusão de duas aulas de “Produção de Texto”. As aulas de Matemática também foram incrementadas, com a introdução da “Geometria”. Já o Inglês e Arte serão ampliados na matriz curricular para estudantes do 1º ao 9º ano.

(Foto: divulgação/ PMI)

“Quero dar boas-vindas aos nossos estudantes e repetir que a educação é o carro-chefe desta gestão. Começamos essa Administração com menos de mil alunos na Escola de Tempo Integral e, em apenas dois meses, este número subiu para 5.500. Hoje, já são 6.500. Isso é fruto de investimento para que a educação de Ipatinga atingisse os melhores patamares a nível nacional. Quero também dar as boas-vindas aos professores e gestores que se prepararam para que nossos alunos tenham a melhor educação que Ipatinga já teve em sua história”, ressalta o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha. 

próximo artigoPrograma ‘Saúde na Noite’ começa a funcionar nesta quinta-feira, em Ipatinga
Artigo seguinteAudiência pública discute impactos das chuvas em MG, nesta quinta-feira

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here