Nesta sexta-feira (01), véspera de Carnaval, os profissionais do Controle de Doenças Infecto-parasitárias (CCDIP) de Ipatinga, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, ofertarão em horário especial, de 7h às 17h, testes rápidos gratuitos de HIV, Sífilis, Hepatites e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) para toda a comunidade. O serviço fica na rua Governador Valadares, nº 45, no centro da cidade.

Após o Carnaval, quando as pessoas ficam mais preocupadas se contraíram alguma IST, elas normalmente procuram o CCDIP para fazer os testes rápidos, e assim o serviço continua. “Temos um aumento na procura por diagnóstico. Por causa da euforia do Carnaval, as pessoas acabam não usando a camisinha e vêm correndo com medo para fazer o teste”, enfatiza a enfermeira Ana Beatriz, do CCDIP.

Após o feriado de Carnaval, os testes no setor são oferecidos toda segunda e quarta-feira, a partir das 10h, para os oito primeiros usuários por ordem de chegada. Já às sextas-feiras, são atendidos dez usuários, a partir das 13h. Para realização do teste basta a apresentação de documento original com foto.

Distribuição de camisinhas

Nesta quinta-feira (28), muitas pessoas que passavam pelas principais ruas do centro de Ipatinga foram abordadas pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde com a entrega de panfletos e preservativos. A iniciativa faz parte da campanha ‘CarnaSaúde’, que tem por objetivo alertar a população para a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) durante e após o período da folia.

“Nesta data festiva, muitos foliões costumam ficar mais soltinhos. Além disso, acabam bebendo muito e conhecem várias pessoas. Nessa alegria toda e no calor do momento, elas se esquecem de usar preservativo nas relações sexuais. Com isso, ficam expostas às Infecções Sexualmente Transmissíveis, como Gonorréia, Hepatites, HIV e Sífilis”, explicou a enfermeira.

A técnica observa que “quem tem IST não tem cara de que tem e nem fala para o parceiro. E ainda há as pessoas que nem sabem que têm IST. Por isso a importância de se prevenir e, sempre que possível, realizar o teste rápido”.

Fonte: PMI

próximo artigoTimóteo: Carnaval Popular do Império Quem sou eu sem você
Artigo seguinteCoronel Fabriciano: Programações da saúde voltadas para o Carnaval

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here