Graças à organização em desenvolvimento no setor, por meio de iniciativas concretas da Administração, através do Departamento de Meio Ambiente da Sesuma, Ipatinga acaba de ser selecionado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) entre 19 municípios mineiros que deverão receber apoio técnico e estrutural para investimentos em Coleta Seletiva.

A Coleta Seletiva já funciona de forma embrionária na cidade, desde o ano passado, com a implantação de um projeto piloto em alguns bairros, onde foram instalados coletores de materiais recicláveis em pontos estratégicos.

As primeiras ações realizadas, em parceria com a Associação Regional de Proteção Ambiental do Vale do Aço (ARPAVA), Vital Engenharia e lideranças comunitárias, foram possíveis com aporte feito pelo Ministério Público de Ipatinga, que canalizou recursos de R$ 240 mil ao Executivo. O valor é proveniente de multas aplicadas em empresas por prática de crimes ambientais. Infelizmente, algumas pessoas foram insensíveis à proposta e utilizaram de maneira indevida os coletores. Parte dos equipamentos também foi depredada por vândalos. Recentemente, os coletores foram recolhidos para reformas, higienização e início de uma nova etapa do projeto, que deverá abranger outras comunidades.

Núbia Fernandes Batista, diretora do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, destaca que o projeto de Coleta Seletiva foi iniciado nos bairros Cidade Nobre, Horto e Veneza, sendo os recipientes, devidamente sinalizados e com mascote em evidência, reservados para captação de metais, papeis, plásticos e vidros.

“Agora, com esse suporte oferecido pelo governo estadual, acreditamos que teremos subsídios para ampliar a Coleta Seletiva a toda a cidade, em condições mais favoráveis”, diz Núbia. Ainda segundo ela, o município pleiteou o apoio a FEAM no mês de janeiro, “e é muito positivo que tenhamos recebido essa resposta tão rapidamente, sinalizando para possibilidades de reformulação e ampliação das nossas iniciativas”.

Fortalecimento

A diretora do Departamento de Meio Ambiente acredita que com os novos incentivos também será fortalecida ainda mais a parceria da gestão municipal com as associações de catadores, que já são responsáveis pela coleta e destinação final dos materiais recebidos nos coletores do projeto.

Atualmente, a cidade de Ipatinga gera em média 4.247 toneladas de resíduos sólidos domiciliares por mês. Desse total, cerca de 50 toneladas são recicláveis, que poderiam – e deveriam – ser reaproveitados. Contudo, esse índice hoje é de apenas 1,1%.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, simultaneamente à ampliação do sistema de coleta seletiva, e com a volta dos coletores, serão realizadas diversas ações de educação ambiental, como panfletagem e visitas aos comércios varejistas para orientar quanto ao funcionamento da coleta, além de atividades nas escolas.

Fonte: PMI

próximo artigoPrefeitura de Fabriciano oferece ultrassom e odontologia na UBS Centro
Artigo seguinteAlmoço de domingo no Shopping Vale do Aço com música ao vivo

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here