Celebrado em 28 de julho, o Dia Mundial de Luta contra as doenças é uma homenagem ao professor Baruch Samuel Blumberg, descobridor do vírus da Hepatite B

Com o objetivo de conscientizar a população sobre o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, a Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove nesta semana atividades de orientação e prevenção às respectivas doenças. Nesta quinta-feira (25), das 12h às 16h, os profissionais da Saúde se concentrarão na Praça 1º de Maio, no Centro, para realizar uma panfletagem. Já na sexta (26), o Centro de Controle de Doenças Infectoparasitárias (CCDIP) estará aberto das 8h às 17h, oferecendo testes rápidos para Hepatites B e C, Sífilis e HIV.

Segundo o médico infectologista do CCDIP, Pedro Carneiro, “ações de saúde como esta são oportunidades de transformar desinformação em informação. Como grande parte das pessoas que possuem o vírus dessas doenças não têm esse conhecimento, a testagem é a via mais rápida e segura para obter o diagnóstico, iniciar o tratamento e o acompanhamento com profissionais, a fim de se prevenir complicações”, explica.

Transferido recentemente para um endereço mais acessível e melhor estruturado, o CCDIP fica localizado na avenida Kyoshi Tsunawaki, nº 50, no bairro Cariru, caminho para o Hospital Márcio Cunha.

A Hepatite é uma inflamação do fígado. A doença nem sempre apresenta sintomas. Muitas pessoas só percebem que estão doentes (principalmente dos tipos B e C) quando as manifestações já são graves, como cirrose ou câncer de fígado. Esses pacientes levam anos para descobrir que estão infectados. Realizar o diagnóstico precoce das Hepatites é um dos fatores determinantes para evitar a transmissão ou a progressão dessas doenças e suas graves consequências.

Existem várias medidas que podem evitar a transmissão das Hepatites Virais: usar preservativo em todas as relações sexuais; exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e de piercings; não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure; não usar lâminas de barbear ou de depilar de outras pessoas, assim como não compartilhar agulhas, seringas e equipamentos para drogas inaladas, como o crack.  

Fonte: PMI

próximo artigoAprovado: Donos que não recolherem fezes de pets podem ser multados em R$ 115
Artigo seguinteUsiminas é destaque em prêmio de inovação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here