A Prefeitura de Ipatinga, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, vem realizando um novo processo de atualização e revisão dos inventários e tombamentos de vários patrimônios históricos e culturais do município, visando sua valorização.

Com a iniciativa, o Executivo municipal pretende preservar a memória, a tradição e a identidade de pontos turísticos da cidade, além de atender às exigências do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), através da Normativa 06/2018 do CONEP, e assim melhorar sua pontuação no ICMS Patrimônio Cultural para 2020.

“Desde novembro de 2018”, segundo informa o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Oliveira, “Ipatinga retomou o processo de inventariar áreas que compõem, por exemplo, o Parque Ipanema, como o teatro de arena, o catavento e o Parque da Ciência. Além disso, estão sendo elaborados também laudos do estado de conservação de bens protegidos como a Academia Zélia Olguin, no bairro Horto, e a sede do Clube Dançante Nossa Senhora do Rosário, no povoado do Ipaneminha”, detalhou.

“Para a consolidação deste projeto, arquitetos da empresa Espaço Design Arquitetura Cultural, vencedora da licitação, trabalham em conjunto com profissionais da Prefeitura no levantamento, identificação e análise de bens culturais importantes para o município, nos aspectos histórico, construtivo e simbólico-afetivo, entre outros. Após a conclusão de todas essas etapas, Ipatinga pode dobrar sua pontuação no ICMS Patrimônio Cultural, passando a receber mais recursos para preservação de suas referências culturais”, enfatiza o secretário.   

O projeto, que deve ser finalizado ainda no primeiro semestre de 2019, tem um custo de aproximadamente R$ 36 mil. O valor é financiado pelo Fundo Municipal de Patrimônio Artístico e Cultural (Fumpac).

Fonte: PMI

próximo artigoAprovados em Processos Seletivos de Timóteo apresentam documentação
Artigo seguinteIFMG divulga resultado preliminar do Vestibular para os cursos técnicos

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here