Município é reconhecido pelos bem-sucedidos programas de Empreendedorismo, Educação Financeira e Desperdício Zero, além de performances de gestores

Projetos bem-sucedidos encabeçados pela atual gestão municipal de Ipatinga romperam as fronteiras do País e ganharam reconhecimento internacional. Trabalhos desenvolvidos por meio das Secretarias de Educação e Assistência Social, em sintonia com políticas públicas de impacto planejadas e priorizadas pelo governo local, foram premiados nesta terça-feira (21), durante a 10ª Edição do Prêmio Cidades Inteligentes, realizada em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Os destaques de Ipatinga foram para os programas de Empreendedorismo e Educação Financeira, gestados na área da Educação, e Desperdício Zero, desenvolvido pelo Banco de Alimentos. Orgulho para os cidadãos ipatinguenses e para o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, que agradeceu o empenho dos envolvidos: “Parabenizo nossas equipes pelo sucesso nos projetos. Essas conquistas refletem a dedicação em construir uma cidade melhor e cada vez mais forte, atenta às questões sociais, no combate à fome, e ao futuro de nossas crianças, por meio do incentivo à Educação, uma de nossas prioridades. Juntos, continuaremos a fazer a diferença”, garantiu o chefe do Executivo.

Banco de Alimentos
A secretária de Assistência Social de Ipatinga, Jany Mara Bartolomeu, destacou o papel crucial desempenhado pelo Banco de Alimentos Gemina Alves Linhares na redução do desperdício e na distribuição de recursos alimentares para pessoas em situação de vulnerabilidade social: “Esta conquista reflete não apenas a eficiência e dedicação da equipe envolvida, mas também o impacto significativo que o Banco de Alimentos tem na promoção da segurança alimentar na cidade de Ipatinga. Este equipamento é motivo de orgulho”, resumiu.

Empreendedorismo
A secretária de Educação do município, Patrícia Avelar, lembrou os aspectos positivos da realização, nas escolas, de projetos que envolvem o Empreendedorismo e a Educação Financeira, apontando os ganhos imediatos e futuros para os estudantes: “Ao capacitar nossos estudantes com habilidades empreendedoras e conhecimento financeiro, não apenas os preparamos para desafios imediatos, mas também os equipamos para um futuro próspero. Projetos como estes desenvolvem competências práticas, mas também promovem uma mentalidade inovadora e a capacidade de tomar decisões financeiramente conscientes. Ao investirmos na educação empreendedora, estamos cultivando líderes e agentes de mudança que contribuirão para o crescimento de nossa comunidade”, comemorou.

Mais um prêmio
No ano que vem, em mais uma oportunidade, o governo de Ipatinga será reconhecido por suas práticas e projetos bem-sucedidos no Prêmio Cidades Inteligentes 2024. Desta vez, a homenagem será concedida graças ao trabalho realizado pela Gestão de Políticas Públicas para Mulheres, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social de Ipatinga, com o Projeto “Identificar, Reconhecer e Proteger”.

O propósito do projeto é apresentar e institucionalizar no município a Rede de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar. Entre as atividades desenvolvidas estão palestras, seminários e encontros que abordam temáticas relacionadas à violência contra a mulher, informando sobre as leis que amparam os direitos das vítimas e divulgando o atendimento disponível no município. Além disso, são promovidas atividades que incentivam o autocuidado e o empoderamento do público feminino.

Entrega
Como representantes da administração municipal, a premiação foi entregue ao secretário de Governo de Ipatinga, Everton Campos (que também participou do evento como homenageado por seu destaque na área pública), e ao secretário adjunto de Assistência Social, Mauro Nunes (premiado por sua trajetória executiva e seu trabalho à frente da Renovaço – Rede de Negócios e Oportunidades do Vale do Aço).

próximo artigoLula pede que pessoas renegociem dívidas pelo programa Desenrola
Artigo seguinteBancos aumentarão horário de atendimento em mutirão do Desenrola