Nesta sexta-feira, 7/7, encerra mais uma edição da Gincana “Novos Tempos exterminando o mosquito”. Recorde de participantes, a iniciativa mobilizou centenas de voluntários que juntos conseguiram retirar mais de um milhão de inservíveis das ruas, lotes vagos e quintais de Coronel Fabriciano.

No ano passado, foram recolhidos cerca de 400 mil objetos como pneus, latas, garrafas PETS, recipientes diversos que dificultam o combate ao mosquito e a prevenção das arboviroses.

O objetivo principal da gincana é engajar a população no combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“Amanhã à noite serão realizadas as últimas provas e conhecidas as equipes vencedoras da Gincana. Mas esta, sem dúvida, é uma edição histórica não apenas por bater todos recordes de participantes e recolhimento de inservíveis. Mas por se consolidar como um trabalho de educação sanitária em que o próprio munícipe se engaja e atua como multiplicador da informação na sua vizinhança”, explica Vânia Tavares, Gerente de Vigilância Sanitária da Secretaria de Governança de Saúde.

A gincana “exterminando o mosquito” é realizada desde 2019 pela Secretaria de Governança da Saúde e envolve diretamente alunos, professores e profissionais do Mexa-se, programa de promoção de hábitos saudáveis de vida mantido pela Prefeitura. Por cerca de três meses, um “exército” de voluntários se esforçam para cumprir tarefas em que toda a cidade sai ganhando. Vence o polo que somar mais pontos.

“A Gincana traz ganho para todos e em diversos aspectos: social, saúde e ambiental. É uma ação que mobiliza o aluno e ele, por sua vez, engaja a família, vizinhança, amigos (social). Ao ajudar retirar das ruas potenciais focos do mosquito, colaboramos com a saúde das pessoas e também enviamos para reciclagem e damos novos usos para vários materiais, ajudando o meio ambiente e a economia”, comenta Jaime Tolentino, fundador do Programa Mexa-se.

Na edição anterior, foram 17 polos do Mexa-se envolvidos. Neste ano, o número cresceu: foram 19 polos do programa, incluindo a turma da zona rural (polo Serra dos Cocais).

MAIS VOLUNTÁRIOS, NOVAS AÇÕES EFETIVAS

A Gincana “exterminando o mosquito” que já tem dado bons resultados é incrementada a cada ano com novas tarefas e desafios. Este ano, os alunos e professores do Mexa-se foram capacitados pelas equipes da Secretaria de Saúde e tiveram de multiplicar o conhecimento aprendido em suas comunidades, nas escolas ou igrejas para público de no mínimo 50 pessoas. Outra tarefa inédita foi a realização de blitz educativas.

Outra ação inédita, cumprida com sucesso, foi o recolhimento de inservíveis nas residências de pessoas que têm o hábito de acumular objetos em casa. Segundo dados da Secretaria de Saúde, hoje são 27 pessoas/residências com este perfil no município. Dez abriram suas portas e “abraçaram” a Gincana desfazendo-se do excesso de inservíveis.

“Este foi um grande avanço para a gente, fruto do empenho dos voluntários, que devido à proximidade com os vizinhos, conseguem sensibilizar e ajudar na tarefa de conscientização”, comemora Vânia Tavares.

próximo artigoPublicada a convocação para a última etapa do concurso da Guarda Civil Municipal de Ipatinga
Artigo seguinteMesmo com escolaridade, pessoas com deficiência têm menos empregos

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here