Para incentivar o aperfeiçoamento de conhecimentos ou iniciar em um novo ramo de atividade profissional, a Fundação Aperam Acesita e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveram mais um semestre de cursos de capacitação gratuitos em Timóteo. De janeiro a junho deste ano, mais de 4 mil horas de capacitação foram ministradas para 86 participantes dos cursos. As capacitações foram realizadas no Centro de Educação Ambiental – Oikós.

A jornada de aprendizado teve com os cursos “Trabalhador de manutenção de roçadeiras, motosserras e similares”, seguindo para os cursos “Trabalhador na apicultura/ Produção de própolis”, “Trabalhador na apicultura/Produção de pólen” e “Produção Artesanal de Alimentos sem Glúten, Lactose e Açúcares”. Também foram realizadas duas turmas do curso de “Trabalhador da Mecanização Agrícola/ (Solda) Arco Elétrico – com Eletrodo Revestido” e o curso de “Produção Artesanal de Polpa de Frutas”, que encerrou o semestre.

Aluno do curso de Trabalhador da Mecanização Agrícola (Solda) Arco Elétrico – com Eletrodo Revestido, Júlio César Assis Soares realizou o desejo de conhecer a profissão do seu pai, que foi soldador. “O curso é muito bom. Tivemos momentos de muito aprendizado com uma equipe ótima. Foi uma formação que acrescentou muito mais conhecimento para minha vida profissional”, enfatiza.

Economia criativa

De março a maio deste ano, 14 artesãos participaram do Programa de Gestão do Artesanato (Progearte) do Senar. Ao longo de nove semanas, os participantes receberam capacitação gratuita sobre os temas Empreendedorismo, Gestão Financeira, Marketing, Monitoramento e Orientação Profissional, Marketing Digital, Associativismo, Monitoramento da Qualidade e do Perfil, Preparação e Realização da Feira.

“Além dos cursos que desenvolvemos atendendo às demandas de Timóteo, o Progearte trouxe novas oportunidades e mais visibilidade para os artesãos participantes. Atuamos com a missão de contribuir com a melhoria da qualidade de vida em todos os aspectos”, pontua a coordenadora de projetos da Fundação Juliana Jácome.

A Feira Progearte, promovida no dia 6 de maio, marcou o encerramento desta edição do projeto, que teve o objetivo de valorizar o processo produtivo do artesanato mineiro, com a exposição dos produtos. O evento foi realizado no Bosque da Fundação Aperam Acesita, contou com o show do cantor e humorista Saulo Laranjeira, praça de alimentação e atrações para toda a família.

próximo artigoExame reúne empresários de todo o País no Ranking de Negócios em Expansão
Artigo seguinteLei garante direito a acompanhante para mulheres em consultas e exames em Ipatinga
0 0 votes
Classificação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários