(Foto: divulgação/ PMCF)

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, realiza entre os dias 7 a 25 de outubro, a 1º etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, voltada para crianças de 6 meses e menores que 5 anos. A 2º etapa da Campha será realizada entre os dias 18 a 30 de novembro, direcionada aos adultos não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), desde o início deste ano já foram confirmados casos de sarampo no estado de Minas Gerais. No Brasil, de dezembro/2018  a  agosto/2019 foram registrados 1.680 casos confirmados de sarampo na faixa etária de 6 a 11 meses.

“A nossa preocupação é justamente imunizar essa faixa etária devido aos casos confirmados de sarampo. Então precisamos nos assegurar de que não haverá casos em Coronel Fabriciano. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina”, ressalta a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Imunização, Tatiana Cunha.

Para receber sua dose, compareça a sua Unidade Básica de Saúde de referência para atualização do cartão vacinal.

DIA D

A Mobilização Nacional contra o Sarampo acontece no sábado, dia 19 de outubro. Crianças de 6 meses até 5 anos de idade e adultos não vacinados de 20 a 29 anos devem procurar sua Unidade Básica de Saúde com cartão de vacina em mãos.

SINTOMAS

Os principais sintomas da doença são: erupções ou manchas vermelhas, febre acompanhada de tosse forte ou seca; dores musculares; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; dores de cabeça e garganta; mal-estar intenso e até perda de apetite.

A transmissão do vírus de pessoa a pessoa por meio da tosse, fala, espirro, e no ato de respirar. Pode ocorrer entre 4 dias antes e 4 dias depois do aparecimento das manchas vermelhas no corpo. É fundamental estar atento a persistência da febre, principalmente em crianças menores de 5 anos, pois indica gravidade do quadro.

COM QUAL IDADE AS CRIANÇAS DEVEM SE VACINAR?

“Dose zero”: Todas as crianças de 6(seis) meses a menores de 1(um) ano devem ser vacinadas (“dose extra”);

Primeira dose: Crianças que completaram 12 meses (1 ano);Segunda dose: Aos 15 meses de idade (1 ano e 3 meses), última dose por toda a vida.    

próximo artigoSete de Outubro recebe Basquete em Cadeira de Rodas neste fim de semana
Artigo seguinteProjeto Simulado Enem do Unileste prepara mais de 1.700 estudantes da rede pública de ensino para o exame nacional
0 0 votes
Classificação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários