A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Saúde, iniciou a aplicação da vacina bivalente contra Covid-19 no público prioritário da campanha. A imunização começou nesta terça-feira, 28/2, pelos moradores dos moradores do Lar dos Idosos, no bairro Nazaré.

As doses também já estão disponíveis nos horários de funcionamento das salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde para público-prioritário da campanha: pessoas acima de 70 anos; vivendo em instituições de longa permanência (ILP); pacientes imunocomprometidos a partir de 12 anos; e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;

Em Fabriciano, as salas de vacinas funcionam de terça à sexta-feira, das 10h às 15h30. As doses estão disponíveis nas unidades do Centro, Santa Cruz, São Domingos, Amaro Lanari, Floresta, Santa Terezinha, Caladinho do Meio e JK.

“Iniciamos uma nova etapa com a aplicação das doses bivalentes com imunização de todos os nossos idosos institucionalizados. Mas é importante que as pessoas 70 ou mais já procurem as salas de vacina e recebam o novo imunizante, que tem se mostrado eficaz contra a variante omicrôm. O número de casos tem aumentado e é preciso se proteger, sobretudo, os grupos de risco”, explica Patrícia Hermógenes, Referência Técnica em Imunização.

NO DIA VACINAÇÃO

Para receber a dose de reforço da vacina bivalente é preciso ter concluído, pelo menos, o esquema primário completo de duas doses com as vacinas contra a Covid-19, respeitando o intervalo mínimo de 4 meses da última dose recebida.

É obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto e CPF, além do cartão de vacinas e não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias. Para os imunossuprimidos, é necessário, também, apresentar um comprovante da doença.

PRÓXIMAS ETAPAS

Nas próximas etapas da campanha serão imunizados:

·         06/03: Pessoas de 60 a 69 anos;

·         20/03: Gestantes e puérperas;

·         17/04: Trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade.

GRUPOS NÃO PRIORITÁRIOS

Para quem não faz parte dos grupos prioritários, a Secretaria de Governança de Saúde reforça que a vacina monovalente original continua sendo fundamental no combate à covid-19 e ainda está disponível nas unidades básicas de saúde do município.

O esquema vacinal recomendado conforme a faixa etária é: 3 doses para todos com mais de seis meses de idade; 4ª dose (o segundo reforço) para quem tem mais de 40 anos.

O QUE É A VACINA BIVALENTE

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina bivalente se mostrou eficaz contra novas cepas e variantes da Covid-19. A tecnologia utilizada é a de RNAm, que codifica proteínas da cepa original de SARS-CoV-2, da variante ômicron e das variantes BA.4 e BA.5. A meta é vacinar 90% da população-alvo.

Conforme o Ministério da Saúde, a vacina bivalente “é uma atualização em relação aos primeiros imunizantes fabricados contra a Covid-19 e protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron. O objetivo do reforço com a bivalente é expandir a resposta imune específica à variante ômicron e melhorar a proteção da população.”

próximo artigoPrefeitura de Ipatinga revitaliza quadras poliesportivas em todas as regiões da cidade
Artigo seguinteColégio Católica Padre de Man completa 56 anos com missa aberta à comunidade

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here