Por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB), a Secretaria de Saúde de Ipatinga está desempenhando o importante papel de alertar a população sobre os perigos representados pela diabetes e a hipertensão arterial. Na manhã desta terça-feira (24), na Praça das Mães, munícipes que têm como referência a Unidade de Saúde do bairro Cidade Nobre foram contemplados com uma ação que abrangeu instrução, avaliação e marcação de consultas, conforme a necessidade de cada um.

A equipe mobilizada é composta de enfermeiros, técnicos de enfermagem e educador físico. Além de orientar sobre os cuidados e prevenções de forma individualizada e coletiva, os profissionais realizaram o controle das doenças crônicas, aferindo pressão e glicemia e efetuando o controle de peso. As pessoas assistidas também participaram de atividades físicas.

O atendimento foi realizado de forma espontânea, ou seja, sem a necessidade de agendamento. Devido à pandemia da Covid-19, estão sendo respeitados os protocolos definidos pelas autoridades sanitárias, como o distanciamento social, uso obrigatório de máscara e a disponibilização de álcool em gel para os usuários e profissionais. Essas medidas também são utilizadas na rotina do serviço.

Monitoramento, cuidados e tratamento

Segundo Richard Rodrigues Alves, Referência Técnica em Saúde do Idoso, a iniciativa desta terça-feira é apenas um passo inicial do projeto, que devereá se estender por todos os bairros de Ipatinga. 

“O objetivo é atualizar a situação clínica dos pacientes. Orientamos sobre os cuidados diários, fazemos o monitoramento e os cuidados em relação às patologias. As atividades contribuem para a fidelização dos pacientes junto às suas equipes de referência e garantem a continuidade dos cuidados e do tratamento”, explica Richard.

Maria de Lourdes Soares, de 57 anos, moradora do bairro Cidade Nobre, aprovou a atividade preventiva e parabenizou o trabalho da equipe da Unidade. “Gostei muito da dinâmica desse serviço. Conseguimos realizar nosso acompanhamento e exames em um único local, com rapidez”, disse a usuária.

próximo artigoAcompanhe o cenário da covid no Vale do Aço nesta semana
Artigo seguinteToffoli nega pedido de subprocuradores sobre representação contra Aras

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here